Ciência e Saúde

Campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação 

Principal objetivo da data é fortalecer ações de apoio, proteção e incentivo à amamentação

“A amamentação é um ato de amor e cuidado que vai muito além da nutrição”, afirma Juliana Araújo, diretora de enfermagem do Hospital Regional do Litoral (HRL) (Foto: Ilustrativa/Freepik)

“A amamentação é um ato de amor e cuidado que vai muito além da nutrição”, afirma Juliana Araújo, diretora de enfermagem do Hospital Regional do Litoral (HRL) (Foto: Ilustrativa/Freepik)

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) aconteceu entre os dias 1.º a 7 de agosto, dando início oficial  à campanha do Agosto Dourado, dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada escolhida para representar o mês, simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno e representa o quanto a amamentação é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês. O principal objetivo da data é fortalecer ações de apoio, proteção e incentivo à amamentação, tanto na sociedade quanto nos serviços de saúde.

A diretora de enfermagem do Hospital Regional do Litoral (HRL), Juliana Araújo, explica que o leite materno fortalece o vínculo entre mãe e filho, contribui para o desenvolvimento emocional e imunológico do bebê, além de reduzir significativamente o risco de doenças. Para a mãe, amamentar também traz benefícios, como a redução do risco de câncer de mama e ovário, e favorece a recuperação no pós-parto.

A amamentação é um ato de amor e cuidado que vai muito além da nutrição”, afirma Juliana.

DEBATE SOBRE A AMAMENTAÇÃO

A diretora de enfermagem destaca que a campanha Agosto Dourado amplia o debate referente ao aleitamento materno, levando informação de qualidade às famílias, aos profissionais de saúde e à sociedade. “A campanha promove ações educativas, mobilizações e o fortalecimento de políticas públicas que garantem o direito das mulheres de amamentar com segurança, dignidade e apoio”, destaca.

Fases do aleitamento materno e medida do estômago do bebê (Fotos: COAME)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de vida do bebê. Após esse período, a introdução de novos alimentos deve ocorrer de forma gradual, mantendo-se o aleitamento materno complementado até, pelo menos, os dois anos de idade ou mais, conforme o desejo da mãe e da criança.

OUTROS BENEFÍCIOS

Os benefícios do aleitamento materno tanto para o bebê quanto para a mãe são inúmeros. Para o bebê, o leite materno é um alimento completo e equilibrado, que contém todos os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida, protegendo contra infecções, redução do risco de alergias, obesidade e doenças crônicas. “Para a mãe, além dos benefícios físicos, como a redução do sangramento pós-parto e menor risco de certos tipos de câncer, amamentar também proporciona uma experiência emocional enriquecedora e fortalecedora”, afirma Juliana.

Artes: Divulgação

FORTALECIMENTO

Juliana ressalta que amamentar é um gesto que fortalece não apenas o corpo, mas também o coração, oferecendo proteção, afeto e vínculo. “Sabemos que o aleitamento materno pode ser desafiador, e por isso reforçamos nosso compromisso em oferecer todo o apoio necessário para que cada mãe se sinta acolhida, respeitada e segura em sua jornada. Parabenizamos todas as mães por esse gesto tão valioso e reiteramos que nossa equipe de enfermagem está sempre ao lado de vocês, com cuidado, empatia e compromisso”, frisa.

“Neste Agosto Dourado, a Direção de Enfermagem do Hospital Regional do Litoral presta uma homenagem especial a todas as mães que, com amor, coragem e dedicação, escolheram o caminho da amamentação”, expressa e finaliza.

COAME

A Comissão de Aleitamento Materno (COAME) do HRL está organizando ações voltadas à sensibilização dos colaboradores e da comunidade sobre a importância do aleitamento materno. A programação inclui palestras educativas com roda de conversa sobre o tema, conduzidas pela consultora em amamentação Aressa Henrique da Silva, além da distribuição de materiais informativos, como panfletos, bottons, laços dourados, copos comemorativos e kits doados pela Casa da Amizade, por meio do Projeto Gratidão. Também estão previstas atividades com mães em processo de amamentação, incluindo ações realizadas por alunos do SENAC dentro da unidade.


Campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação Avatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação 

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar