conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Bairros de Paranaguá recebem a aplicação do “fumacê”

Equipamento está sendo utilizado na eliminação dos mosquitos na fase adulta

Publicado

em

O “fumacê” é uma das estratégias usadas no combate ao vetor transmissor das arboviroses, o mosquito Aedes aegypti em sua forma adulta, e desde a última terça-feira ações estão sendo realizadas em Paranaguá. 

Dentro do planejamento, estão sendo utilizados seis veículos adaptados para espalhar o inseticida próprio para eliminar os mosquitos. A ação terá cinco ciclos e contemplará todas as áreas da cidade.

“Uma força-tarefa está ocorrendo na cidade com remoção de criadouros e o ‘fumacê’ será aplicado para reforçar a ação. O produto mata apenas os mosquitos na fase alada e não diminui a importância de eliminar as larvas e ovos do Aedes aegypti, por isso é relevante que as pessoas continuem retirando recipientes com água parada, verificando suas casas, comércios e quintais para não permitir que novos mosquitos se proliferem”, destaca a coordenadora de Endemias, Ângela Marques de Almeida.

Durante todo o ano, agentes de endemias realizam a orientação aos moradores e comerciantes quanto à necessidade de cuidar de seus espaços, realizam a remoção de criadouros e utilizam a bomba costal, equipamento que utiliza o mesmo produto empregado no “fumacê”.

 Cuidados

– Recolher os animais de estimação nesse período;
– Recolher a ração e água dos animais;
– As janelas devem ser mantidas abertas. Assim, o inseticida chegará até o interior da residência onde normalmente o Aedes aegypti se abriga;
– Recolher as roupas do varal;
– Manter-se longe do veículo enquanto o serviço é realizado.

Bairros

O primeiro ciclo já foi concluído na Ilha dos Valadares, Porto dos Padres, Padre Jackson, Jardim Guadalupe, Vila Ruth, Vila Guarani, Cruzeiro, Vila Alboit, Auto Estrada, Jardim Araçá, Vila Paranaguá, Rocio, Beira Rio, Serraria do Rocha, Alvorada, Bockmann, Bairro Industrial, 29 de Julho, Alto São Sebastião, João Gualberto, Campo Grande, Centro, Costeira, Oceania, Leblon, Raia, Tuiuti, Ponta do Caju, Estradinha e Palmital.

No sábado,15, a ação será iniciada nos seguintes bairros: Vila Marinho, Jardim Iguaçu, Emboguacu, Vila do Povo, Jardim Samambaia, Parque Agari, Jardim Figueira, Colônia Santa Rita, Vila São Jorge, Sítio Cruzeiro, Jardim Eldorado, Vila São Vicente, Santos Dumont, Jardim América, Jardim Guaraituba, Vila Divineia, Parque São João, Nilson Neves, Comerciários, Cominese, Jardim Jacarandá, Jardim Paranaguá, Jardim Ouro Fino, Porto Seguro, Jardim Esperança, Vale do Sol, Vila Garcia e Jardim Paraná.

Horários 

As ações estão sendo realizadas de segunda-feira a sábado das 4h às 9h e das 16h às 21h.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta