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Ciência e Saúde

Atendimentos no Hospital Regional do Litoral aumentam quase 54% na temporada de verão

HRL é um ponto de referência para atendimento na 1.ª Regional

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Foto: Roberto Dziura Jr/Arquivo AEN

O Hospital Regional do Litoral, construído a partir da antiga Santa Casa, atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um ponto de referência para atendimento na 1.ª Regional de Saúde do Estado, englobando sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A área de atendimento abrange mais de 300 mil habitantes, podendo chegar a até 2 milhões de pessoas durante a temporada de verão.

“As equipes do Hospital Regional do Litoral estão treinadas e preparadas para atender com qualidade o nosso cidadão, que está em seu período de descanso nas praias paranaenses. São profissionais competentes e experientes no atendimento à saúde e mantêm-se diuturnamente em condições de atender as pessoas, vítimas de quaisquer sinistros, principalmente nas situações de emergência e urgência, munidos de equipamentos, materiais, os insumos hospitalares. Ele é todo o mais necessário para dar suporte ao veranista e aos moradores de nosso litoral”, destacou o diretor do HRL Hemerson Saqueta.

AUMENTO NOS ATENDIMENTOS

Entre 20 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023 foram atendidas na emergência do Hospital Regional do Litoral (HRL) 508 pessoas. Já entre 20 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024 o número é de 782, um aumento de 53.94%.

A área de atendimento abrange mais de 300 mil habitantes, podendo chegar a até 2 milhões de pessoas durante a temporada de verão. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

“Somente entre 27 de dezembro de 2023 até 10 de janeiro de 2024, foram atendidas na emergência do HRL, 377 pessoas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), problemas cardíacos e de infarto, dificuldades respiratórias, problemas clínicos como dor abdominal, febre alta, abcesso, algia, etc… Além de pacientes politraumatizadas vítimas de acidentes automobilísticos, quedas, agressão, queimaduras e afogamentos”, informou o Hospital Regional do Litoral (HRL), através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Para manter o atendimento com qualidade durante este período de férias e veraneio, os treinamentos e capacitações das equipes assistenciais e médicas são reforçados, as ferramentas gerenciais são ativadas para melhor gerir a rotina diária, além do estreitamento entre as instituições para melhor fluxo, como o SAMU, Corpo de Bombeiros, 1.ª Regional de Saúde, Central Estadual de Regulação de Leitos, dentre outros órgãos.

Com informações do HRL e da Sesa

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