Ciência e Saúde

Atenção, seu filho pode precisar de óculos

Oftalmologista dá dicas para que os pais percebam os sinais apresentados pelas crianças

A miopia, o astigmatismo e a hipermetropia são os problemas de vista mais comuns em crianças e bebês e os pais precisam estar atentos aos sintomas apresentados. O oftalmologista Eugênio Modelli Neto disse que é bastante comum crianças apresentarem problemas de visão. “Se a criança começa a reclamar constantemente de dores de cabeça, ou apresenta lacrimejamento ou começa a se aproximar muito dos objetos, da televisão os pais devem levá-la para fazer um exame oftalmológico”, aconselhou.

O problema de visão pode ocasionar a queda no rendimento escolar. “Às vezes, a criança não vai muito bem no rendimento escolar e pode ser por não enxergar adequadamente o quadro negro”, observou. Conforme o profissional, alguns problemas são mais comuns em crianças, como a hipermetropia ou dificuldade em ver de perto. O termo descreve uma visão desfocada dos objetos próximos, mas que é clara ao olhar a distância. “Às vezes a hipermetropia está relacionada ao estrabismo, conhecido popularmente como olho vesgo”, observou. Ainda é comum o astigmatismo, problema derivado de uma córnea que se estendeu para um formato irregular. O que provoca um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos. Como resultado, as imagens ficam desfocadas.

Muitas vezes, os problemas de visão são hereditários. “Geralmente são hereditários, normalmente quando a criança apresenta algum problema é porque os pais ou parentes mais próximos já usam óculos”, comentou. “Não procurar um oftalmologista pode fazer com que o problema se agrave com o tempo. O quanto mais cedo a criança for a um médico, melhor. Pois, se a criança, por exemplo, tem uma hipermetropia muito forte e se não for corrigida a tempo, a visão pode ficar prejudicada. Essa correção é feita até os sete anos de idade, depois dessa idade pode ser feita a correção, mas a visão pode ficar prejudicada e ela não terá uma visão perfeita mesmo corrigida com óculos”, alertou. Crianças com astigmatismo também devem ser levadas ao oftalmologista o quanto antes.

Quando a dificuldade é de enxergar longe, a pessoa apresenta uma miopia que ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luzes sejam focados muito antes na retina. É uma condição herdada e geralmente é descoberta na idade de 8 a 12 anos. Durante a adolescência, quando o corpo está crescendo rapidamente, a miopia fica pior. Mais tarde, entre os 20 e 40 anos, há pouca alteração. Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas objetos distantes ficam embaçados e difíceis de distinguir.

Você também poderá gostar

Atenção, seu filho pode precisar de óculos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.