conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Após reforma, farmácia municipal Ivo Petry é entregue em Paranaguá

Espaço ao lado da UPA funcionará 24 horas com entrega de medicamentos

Publicado

em

Após passar por reforma, a farmácia municipal Ivo Petry foi entregue à população. A Prefeitura de Paranaguá realizou uma solenidade na quinta-feira, 18, para inaugurar o espaço projetado no prédio da antiga unidade de saúde Dona Baduca, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O local tem área de aproximadamente 400 m², funcionará 24 horas, com 11 guichês de atendimento ao público, recepção e sala de espera climatizados para até 100 pessoas, sanitários públicos masculino e feminino adaptados também para pessoas com Necessidades Especiais. (PNE).

O investimento é de cerca de R$630 mil com recursos do município. O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse que a intenção é facilitar o acesso à farmácia. “A UPA tem feito um trabalho diferenciado com a população e a gente sabe da dificuldade de deslocamento para buscar medicamentos, por isso fizemos o investimento ao lado. Vai atender  a praticamente toda a população. Dificilmente se vê um município com uma farmácia atendendo 24 horas, mesmo tendo a descentralização de algumas farmácias em outros pontos do município”, disse Marcelo.

Segundo o prefeito, a obra contemplou metade da área disponível, por isso a intenção é fazer uma nova unidade de saúde anexa à farmácia para atender os bairros da região. “Sabemos que a região precisa de mais um posto de saúde, temos o mais próximo no bairro Santos Dumont”, adiantou o prefeito.

“Dificilmente se vê um município com uma farmácia atendendo 24h”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, destacou que as demais farmácias municipais continuam com o atendimento normal. “Sempre foi uma reivindicação da população para ter uma farmácia 24 horas porque a UPA atende 24 horas. Dentro da UPA não pode por questões do Ministério da Saúde que impedem que tenha uma farmácia de dispensação dentro da UPA, por isso que fizemos ao lado. Vamos acelerar os projetos para que a obra da unidade de saúde saia ainda neste ano para que todo o bairro tenha atenção primária. Os bairros estão crescendo e a saúde tem que crescer com ela”, salientou Lígia.

A secretária de Governo e diretora interina da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), Luciana Costa, frisou que a população ganha muito com a estrutura. “Poder ter a farmácia ao lado da UPA nos traz comodidade para poder fornecer o medicamento necessário quando os pacientes recebem atendimento. É uma conquista a todos os profissionais de saúde que precisam receitar e poder disponibilizar com mais facilidade e proximidade. Agradecemos em nome da Fasp e de todos os profissionais de saúde da UPA e em nome de toda a população”, afirmou Luciana.

A secretária de Governo e diretora interina da Fasp, Luciana Costa, agradeceu pela estrutura que visa facilitar o atendimento à população

Detalhes da obra

A farmácia conta com uma entrada exclusiva de medicamentos para carga e descarga, com setor de recepção e conferência dos materiais. O setor interno tem ambientes para o estoque geral, de produtos paletizados, de insulina e medicamentos controlados devidamente acondicionados.

A adequação do prédio aproveitou a edificação existente. No entanto, todo o telhado e os forros foram trocados, executados novos sanitários, realizada adequação das paredes, troca das esquadrias externas e troca das portas internas e externas. Além disso, foram restauradas e reestruturadas as instalações existentes e trocadas as instalações elétricas, hidráulicas, rede lógica e climatização.

Paranaguá tem outras três farmácias para atender os pacientes que precisam de medicamentos e já possuem a receita prescrita pelo médico que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: Farmácia Juquinha (em anexo ao Centro de Diagnóstico João Paulo II), na Ilha dos Valadares e em Alexandra.

Em alta

plugins premium WordPress