Ciência e Saúde

Após investimentos, Hospital Regional do Litoral aumenta atendimentos na temporada

Do início da operação, em 17 dezembro de 2022 até o fim de janeiro, mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no HRL

O Hospital Regional do Litoral (HRL), unidade própria do Governo do Estado em Paranaguá, gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), registrou um aumento de 25% no número de pacientes admitidos em sua unidade durante o Verão Maior Paraná em relação ao mesmo período do ano passado.

Do início da operação, em 17 dezembro de 2022 até o fim de janeiro, mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no HRL. No ano passado, foram 7.228. Somente nas consultas ambulatoriais a unidade hospitalar teve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comprado à temporada anterior, com 1.631 pessoas atendidas.   

No pronto-socorro não foi diferente, de 3.889 para 4.806, um aumento de 25% de pessoas socorridas. Já nos internamentos, foi de 1.708 foi para 1.941, um acréscimo de 13%.

Referência no atendimento aos afogados, até o final de janeiro, o HRL recebeu também seis casos de pessoas que se afogaram na região do Litoral.

rct5bmda
Somente nas consultas ambulatoriais a unidade hospitalar teve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comparado à temporada anterior, com 1.631 pessoas atendidas
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, as expectativas de aumento já eram previstas por conta do maior número de pessoas e melhor cenário epidemiológico da pandemia. “Com a baixa nos números da Covid-19 e consequentemente maior movimento, o aumento nos atendimentos de saúde está ocorrendo conforme previsto. Para tanto, além dos investimentos em novos equipamentos e reformas, a Sesa realizou um repasse de mais de R$ 9 milhões aos municípios, oportunizando maior agilidade nos atendimentos e na prestação de serviços do SUS”, disse. 

Os investimentos foram direcionados para a contratação de equipes assistenciais especializadas, insumos, medicamentos e ambulâncias. Parte desse recurso é voltado também para ações de Vigilância Epidemiológica, como a melhoria da qualidade sanitária dos estabelecimentos e a prevenção da dengue e das síndromes respiratórias, como a Covid-19.

Os sete municípios da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) e também municípios localizados na 14.ª Regional de Saúde de Paranavaí (Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná) e na 19.ª Regional de Saúde de Jacarezinho (Carlópolis, Siqueira Campos e Ribeirão Claro) receberam o aporte para fortalecer e intensificar as ações e serviços de saúde durante o Verão Maior Paraná.

HRL 

Para otimizar e diminuir o tempo de permanência do paciente no HRL durante a operação, só em 2022 o Governo do Estado investiu R$ 1,532 milhão na aquisição de equipamentos como mesa cirúrgica, bisturi eletrônico, perfurador ortopédico, aparelhos de ultrassom, monitores, doppler fetal e craniôtomo ao hospital, além de reformas das instalações da UTI neonatal e do centro obstétrico.

ATENDIMENTOS 

No município de Pontal do Paraná, 14.546 pessoas compareceram no Pronto-Atendimento (PA). Também houve atendimentos em Matinhos (13.756), Guaratuba (11.985), Morretes (3.174), Antonina (979), Ilha do Mel em Paranaguá (897) e Guaraqueçaba (281), totalizando 45.618 atendimentos realizados até o momento. 

Em parceria com a Sesa, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), além de realizar patrulhamento preventivo sobrevoando as áreas de maior circulação em horários estratégicos, transportou 228 pacientes para atendimentos médicos, com o apoio das aeronaves. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a 2.030 pessoas.

“O reforço com as aeronaves deixa o atendimento muito mais ágil em situações de emergência, nas quais o tempo de transporte de pacientes graves é crucial para salvar vidas. Por esse motivo, um helicóptero e um avião estão sendo utilizados exclusivamente durante toda a temporada”, afirmou Neves.

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Após investimentos, Hospital Regional do Litoral aumenta atendimentos na temporada

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Após investimentos, Hospital Regional do Litoral aumenta atendimentos na temporadaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.