conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Anestesia: principais dúvidas e questionamentos

Especialista da Unimed Paranaguá, Dr. Cesar Augusto Toledo, esclarece algumas dúvidas recorrentes relacionadas à anestesia e seus procedimentos

Publicado

em

Qual a importância de manter a calma no momento em que se está anestesiando o paciente, já que é um procedimento que exige muita cautela e concentração?

Dr. Cesar — É muito importante o paciente cooperar seguindo as orientações do anestesiologista em manter a calma, pois nos bloqueios feitos nas costas (ráqui e peridural), qualquer movimentação poderá acarretar uma falha, o que é ruim para todos.

Qual a diferença entre sedação e anestesia?

Dr. Cesar  — A sedação é como o nome diz uma sonolência sem perda da consciência, já a anestesia é a abolição de todos os sentidos estando o paciente inconsciente.

Quais são os riscos que podem ocorrer no momento da anestesia?

Dr. Cesar — Hoje em dia, a anestesia evoluiu muito diminuindo muito os riscos inerentes ao procedimento, mas sempre existe uma margem, cada vez menor, de risco.

Um paciente anestesiado pode recobrar a consciência no meio do procedimento?

Dr. Cesar  — Atualmente, é quase improvável o paciente ter consciência durante uma anestesia geral devido aos novos anestésicos de uso corrente.

Dr. Cesar Augusto Toledo, formado em 1980 pela Universidade de Mogi das Cruzes, especializou-se em anestesiologia pela Universidade de São Paulo.