conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Ambulatório de Saúde Mental é inaugurado em Paranaguá

Local conta com médico psiquiatra, psicólogos e assistente social

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), inaugurou na segunda-feira, 16, o Ambulatório de Saúde Mental “Risoaldo Severino de Moura”. O novo espaço fica localizado na Rua Princesa Isabel, n.º 301, no Centro Histórico.

O Ambulatório de Saúde Mental está em funcionamento desde 2019 como o serviço de referência para o tratamento das psicopatologias mais prevalentes (de risco moderado) no âmbito da atenção especializada em saúde. O espaço possui uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogos e assistente social.

“A saúde vem melhorando muito em Paranaguá, a cada momento que a gente inaugura algo importante”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou que o novo espaço visa a melhoria no atendimento à população que busca o serviço. “É um espaço importante, um ambulatório de saúde mental, que estava no Banguzinho e estamos trazendo para a área central. Espaço que terá um acesso melhor e leva o nome de uma pessoa muita querida do nosso município que foi o Riso, uma das primeiras vítimas fatais da Covid-19 em Paranaguá e por isso estamos fazendo essa linda homenagem com toda a família. A saúde vem melhorando muito, a cada momento que a gente inaugura algo importante”.

“Tivemos recentemente a inauguração da sede da Fundação de Assistência à Saúde (Fasp), a reforma de unidades de saúde, a reforma e ampliação da UPA que em breve será inaugurada e agora este espaço importante que é o Ambulatório de Saúde Mental. Tratar da saúde mental é fundamental e este é mais um serviço preparado para atender a demanda que chega pelas unidades básicas de saúde”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, explicou que o intuito é melhorar a questão de atendimento na saúde mental no município. “Os atendimentos no ambulatório são estratificados na Atenção Básica nas unidades de saúde. Por meio do resultado dessa estratificação os pacientes são encaminhados para o ambulatório ou para o CAPS. Acredito que após a pandemia, muitas pessoas estão com sequelas, inclusive na questão de saúde mental e precisavam de um ambiente melhorado, mais humanizado pra serem recebidas”, observou.

Entre as finalidades da Fasp está a saúde ambulatorial especializada e a atenção psicossocial. A diretora da Fasp, Everlin Guiguer, disse que a fundação está gerenciando a atenção secundária da saúde do município de Paranaguá. “A Fasp está gerenciando o atendimento à saúde mental em Paranaguá. A demanda é grande no município, por isso estamos incrementando a equipe de saúde mental. Teremos a contratação de dois psiquiatras e isso trará uma melhor qualificação no serviço e uma demanda gerada no pós-covid”.

Homenagem

Risoaldo Severino de Moura nasceu em 1957 em Aquidauana, no Estado do Mato Grosso do Sul, onde viveu até a sua adolescência, quando a família, em busca de oportunidade de emprego, veio para Paranaguá. Por aqui, conheceu sua esposa Marijulie, com quem teve dois filhos: Júlio e Camila. Junto da esposa, abriram o Riso Lanches que, neste ano de 2022, completa 40 anos. 

Em 2020, com a chegada da pandemia, Riso foi uma das primeiras confirmações positivas para Covid na cidade e, logo em seguida, o primeiro óbito.

“Essa homenagem é muito importante pra nós, porque como tantas outras pessoas, não tivemos direito a um velório, não tivemos direito a um luto ou a uma despedida. Quando meu marido faleceu, eu também estava em quarentena, então não tive direito nem de vê-lo. Durante o ápice da pandemia, não era possível a realização de velório e meu luto foi muito solitário, não pude receber meus amigos, o corpo do meu marido seguiu pra Campo Largo somente com meu filho para o crematório e o que me restou foi uma caixinha de cinzas. Esta homenagem se tornou muito importante pra nós. É como se um ciclo fosse fechado, por isso que praticamente a família toda esteve aqui”, lembrou a esposa de Risoaldo, Marijulie Ribeiro Moura.

Fotos: Prefeitura de Paranaguá