Ciência e Saúde

Agosto Azul terá como foco principal o trabalhador

Atividades acontecerão em Paranaguá, incentivando os homens a cuidar da saúde

04hgtmif 1584479994

O Governo do Paraná lançou na segunda-feira, 1.º, a Campanha Agosto Azul, o mês da saúde do homem. Este ano, a campanha de incentivo para que os homens façam preventivos e cuidem mais de sua saúde, tem como tema “Trabalhador! Passe um tempo com você”. A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, destacou que a campanha, nesta edição, foca em especial o trabalhador. “Neste ano, o maior enfoque é o trabalhador e lembrar a importância dele ter um tempo com a famílias, com amigos e com ele mesmo. A intenção é incentivá-lo a buscar a prevenção de doenças e incentivar a promoção de saúde do homem”, destacou. “Em cada três mortes de pessoas adultas, duas são homens. O homem em geral, vive sete anos menos que as mulheres, por isso, queremos que os nossos meninos se cuidem para que possam viver com qualidade e por muito mais tempo com a família e os amigos”, enfatizou. O motivo de viver menos é a maior incidência de doenças cardiovasculares, somado ao alto índice de mortalidade masculina relacionada a acidentes de trânsito e violência.

A diretora lembrou, ainda, que o Agosto Azul foi instituído em 2012 através de Lei Estadual para incentivar um cuidado maior com a saúde do homem. “O objetivo da campanha é sensibilizar o homem para que ele se organize em sua rotina de forma que tenha tempo para passar com a família, amigos e, principalmente, cuidando da sua saúde. Esse momento de alerta como autoridade de saúde que estamos fazendo com relação à saúde do homem é principalmente para sensibilizá-los a fazerem os exames preventivos como verificação de pressão arterial, glicemia e também ter o conhecimento de algumas doenças que acabam sendo acarretadas pelo estresse do dia a dia no trabalho”, destacou.

Cada município realiza uma programação diferente voltada à saúde do homem e o Estado também desenvolve atividades no período nas cidades paranaenses com ações educativas em indústrias, empresas, praças e avenidas, palestras, seminários, caminhadas, passeios ciclísticos, blitze em rodovias, além da oferta de testes rápidos, exames e outros serviços de saúde em pontos estratégicos. Conforme Ilda, atividades no Pátio de Triagem e no órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), instituições e empresas estão programadas para ocorrer a partir do dia 8 de agosto, com palestras, testes gratuitos e diversas orientações.

O coordenador estadual da campanha, Rubens Bendlin, afirmou que a intenção é propor um momento de reflexão, mostrando ao homem que a vida vai muito além do trabalho. “Temos que aproveitar melhor o tempo e nos dedicar mais a cuidar da saúde. Trabalho é importante, mas não pode prejudicar nossa qualidade de vida”, ressaltou.

 

Foto: AEN

Você também poderá gostar

Agosto Azul terá como foco principal o trabalhador

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.