conecte-se conosco

Ciência e Saúde

535 novos casos de dengue são registrados no litoral em uma semana

Paranaguá, Morretes e Antonina estão em epidemia de dengue

Publicado

em

Na terça-feira, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico sobre a situação da dengue, zika e chikungunya em todo o Paraná. De acordo com o boletim, em uma semana, 535 novos casos de dengue foram registrados no litoral, a maior parte deles (355) em Paranaguá. Além disso, registraram novos casos da doença nos municípios de Morretes (110), Antonina (41), Guaratuba (26), Pontal do Paraná (2) e Guaraqueçaba (1). Nenhum novo caso de dengue foi registrado nos últimos sete dias em Matinhos.

O informe registra a situação da dengue desde 11 de agosto de 2020. Segundo o último boletim, Paranaguá, Morretes e Antonina, com incidências acumuladas de casos de dengue de, respectivamente, 1.163,56, 1.417,57 e 752,20, estão em epidemia de dengue. Os três municípios apresentaram crescimento de casos na última semana.

Os novos dados técnicos informaram que até o momento Paranaguá apresentou um total de 1.825 casos da doença e duas mortes decorrentes da dengue. Além disso, foram contabilizados 27 casos de dengue com sinais de alarme (oito na última semana) e quatro da forma grave da doença. 

Morretes, com 132 registros de dengue ao todo (um deles com sinais de alarme), é a segunda cidade da região com mais casos da doença. Antonina, com 107 casos, é o terceiro município no ranking de pacientes infectados pela enfermidade, causada pelo mosquito Aedes aegypti, na região.

Na sequência, Guaratuba registrou até agora 75 casos de dengue, Matinhos contabilizou seis (um deles com sinais de alarme), Pontal do Paraná três e Guaraqueçaba contabilizou seu primeiro caso de dengue nesta semana. Com a atualização, no momento todos os sete municípios litorâneos registraram oficialmente casos da doença. Os registros ocorridos na região são do sorotipo DENV1 e DENV2. Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi contabilizado até agora nos sete municípios litorâneos. 

362 casos suspeitos

A Sesa atualmente investiga 362 pessoas que podem estar infectadas com a dengue no litoral. Os casos suspeitos foram contabilizados em Morretes (121), Antonina (79), Paranaguá (58), Pontal do Paraná (51), Guaratuba (49) e Matinhos (4). Guaraqueçaba é o único município em que nenhum caso é investigado nesta semana. 

Risco climático médio da dengue no litoral

Segundo o boletim da Sesa, o risco climático da dengue é médio no litoral do Paraná, principalmente em Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Ou seja, as condições climáticas para aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, são médias, algo que se acentua devido ao outono e proximidade do inverno, quando as temperaturas são mais amenas. 

Paraná registra 873 novos casos 

De acordo com o novo informe, o Paraná registrou 1.967 novos casos de dengue nos últimos sete dias. “O Estado soma agora 11.876 confirmações para a doença desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2020. São 10.464 casos autóctones, indicando que a maioria foi contaminada nos municípios de residência”, informa a Sesa. Mais uma morte devido à doença foi registrada no Estado, que agora soma 19 óbitos provados pela dengue desde agosto de 2020, dois deles em Paranaguá.

“A Sesa mantém um trabalho constante de vigilância das arboviroses em todas as regionais de saúde. Mesmo diante do enfrentamento da pandemia da Covid-19 não podemos nos descuidar da dengue que continua provocando mortes e internamentos. Combater o mosquito da dengue é uma ação de saúde fundamental, que soma iniciativas públicas e privadas, mas que precisa da participação da população. A ação de cada cidadão, eliminando os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, é fundamental para a redução de casos da doença”, finaliza o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Com informações da Sesa

Foto: Ilustrativa/Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em alta