Em 19 de novembro é lembrado o Dia Nacional de Combate à Dengue e a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá preparou diversas ações de conscientização para reforçar a importância de eliminar o Aedes aegypti e evitar a doença com medidas simples de eliminação de criadouros.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes, no dia 17, os agentes de combate a endemias foram nas unidades básicas de saúde: Emir Roth, Leblon e Serraria do Rocha. Dia 18 será a vez das unidades do Jardim Araçá, Vila do Povo e Jardim Iguaçu. Dia 21, os agentes estarão no Branquinho, Santos Dumont e Caic. Já em 22 de novembro as ações de conscientização ocorrem nas unidades básicas de saúde da Vila Garcia, Porto Seguro e Alexandra.
A Atenção Primária, os agentes de endemias e Secretaria Municipal de Urbanismo realizarão ações também na Ilha do Mel e comunidades marítimas. “Serão mobilizações populares e educativas com agentes comunitários de saúde junto aos agentes de combate a endemias e a Secretaria de Urbanismo”, explicou a superintendente.
As atividades de conscientização no combate ao Aedes aegypti ocorreram no dia 17 na comunidade de Nova Brasília e, no dia 18, acontecerão em Encantadas. Já no dia 21, as ações se concentrarão nas comunidades marítimas.
No dia 18, a Secretaria Municipal de Educação também realizará atividades educativas de conscientização nas escolas municipais.
No dia Nacional de Combate à Dengue, 19 de novembro, as mobilizações educativas ocorrerão no Terminal Urbano com estande com uma amostra do ciclo do mosquito da dengue e atividades de conscientização e prevenção. Haverá ainda ação educativa com distribuição de folders com “pedágio” na passarela para a Ilha dos Valadares, em Alexandra, na Avenida Roque Vernalha, Jardim Paranaguá e Praça Eufrásio Corrêa (Praça dos Leões).
“A prevenção é eficaz e relevante. É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Medidas como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água, lavar com esponja potes de água e alimentos dos animais e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva são fundamentais na luta contra o Aedes aegypti”, destaca Marianne Gomes.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá