Uma solenidade realizada na manhã de sexta-feira, 17, no terminal urbano de Paranaguá marcou o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a participação de autoridades que atuam na área, professores, estudantes e membros da comunidade.
O prefeito Marcelo Roque ressaltou a importância da data e enfatizou as ações desenvolvidas. “Todos os dias trabalhamos no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Entretanto, o dia 18 de maio é uma data especial dedicada a este assunto. Toda sociedade precisa estar engajada nessa causa, pois o objetivo maior é sensibilizar, informar e convocar a comunidade a agir em prol da defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou.
A presidente da comissão da elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Criança e ao Adolescente, Janaína Farias, destacou sobre a data. “O plano operativo municipal de enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente hoje vem ao evento esclarecer toda sociedade civil sobre o plano e seu objetivo. Hoje não é um dia de comemorações e sim de reflexões, pois precisamos expor para toda sociedade civil e para toda a rede de proteção o objetivo de se trabalhar em equipe para a prevenção”, apontou.
A delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, Maria Nysa Moreira Nanni, ressaltou que o evento marca uma luta que é de toda a sociedade. “Viemos aqui para esclarecer à sociedade que esse trabalho não é feito apenas pela polícia e sim com todos os setores da sociedade. Os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo precisam estar envolvidos e cada vez mais trazer a sociedade para essa luta que é de todos nós”, destacou.
A coordenadora da vigilância socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jucelma de Lima Silva, destacou que a data é um marco para toda a sociedade. “Nós queremos mobilizar a sociedade e falar sobre a importância da prevenção da violência sexual contra os nossos adolescentes. Não podemos parar de lutar em favor das nossas crianças e adolescentes”, explicou.
Atividades de contação de histórias do projeto Literalux realizou ações literárias com as crianças
A solenidade contou com a presença do promotor de justiça, Diogo Russo; vereador Eduardo Oliveira; o coordenador da Patrulha Mirim, GCM Gerson Nunes; A comandante da Guarda Civil Municipal, Marcia Garcia e demais lideranças.
Thais Oliveira e Getúlio Rauen (Conselho Tutelar) realizaram palestra no período da tarde