conecte-se conosco

Cidadania

Secretário da Justiça e Cidadania faz balanço da feira “Paraná em Ação” em Paranaguá

Santin Roveda destacou importância da feira de serviços e do programa “Justiça no Bairro”

Publicado

em

Na tarde da sexta-feira, 12, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, esteve em Paranaguá acompanhando a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça do Bairro e conversando com cidadãos do município e do litoral. Os eventos estão disponibilizando aos cidadãos até sábado, 13, uma série de ações gratuitas, constando entre elas orientação jurídica, confecção de documentos, orientação jurídica, intermediação de vagas de emprego, cadastramento em programas sociais e exame de paternidade, entre outras. 

O evento acontece no Sesc de Paranaguá das 9h às 17h desde a quinta-feira, 11. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em parceria com o programa Sesc Cidadão, do Serviço Social do Comércio, e a Prefeitura de Paranaguá.

“Estivemos aqui representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, como secretário de Justiça e Cidadania, orgulho de trazer para as pessoas, principalmente as que mais precisam e deveriam estar no Cadastro Único e não estão, pois estar nesse Cadastro Único te traz uma série de benefícios, cidadania. Aqui temos serviços de identificação, às vezes no dia-a-dia pensamos que todo mundo possuem identidade e Carteira de Trabalho, mas não é bem assim, uma situação dessa de formalização do cidadão, de exercer seus direitos, faz uma diferença gigantesca”, salienta Santin Roveda, frisando o foco de oferecimento de benefícios à sociedade paranaense de forma descentralizada como, por exemplo, o Bolsa Família, benefícios estudantis, entre outros”, afirma o secretário Santin Roveda.

O secretário afirma que os eventos englobam serviços do Governo do Estado, Prefeitura e Sistema S. “É uma grande soma de esforços”, salienta. “O programa Justiça no Bairro traz a justiça, situações em que é necessário advogado, Defensoria Pública, e a pessoa tem que se deslocar, pegar um transporte público, se incomodar, entrar na fila, aqui é rápido, e ágil. O programa é idealizado pela desembargadora Joeci e o TJPR e está somando forças com o Paraná em Ação, que somos nós Governo do Estado, que concedemos musculatura e robustez junto com o Sesc, tudo isso fazendo com que esta grande feira de serviços e cidadania leve o melhor para crianças, jovens, adultos e idosos, trazendo possibilidades e resolvendo problemas”, salienta. 

“Para quem não sabe que está ocorrendo esta feira, estamos aqui em Paranaguá no Sesc, vale a pena vir, informe seus vizinhos, amigos, para passar por aqui, onde se encontram oportunidades, até oportunidade de emprego trazemos aqui junto à Agência do Trabalhador da Prefeitura que é nossa parceira. Inclusive foi recebido pelo vice-prefeito Borba, uma gentileza de pessoa, que é muito aberta como todos aqui em Paranaguá que me receberam muito bem”, afirma Roveda.

Estrutura

Segundo o gestor, a estrutura do Paraná em Ação exige empenho de toda a Sejuf. “É algo bem complexo, pois há uma interlocução. Dentro  da Secretaria de Justiça temos um núcleo de pessoas que já vem trabalhando há muito tempo com essa situação, destaco aqui o Paulo Henrique, o Ricardo, entre outras pessoas que fazem parte desta movimentação praticamente semanal de ir até a cidade, conversar com as prefeituras, setores do município, junto com órgãos do Sistema S, em interlocução, dentro do Estado, com Cohapar, Sanepar, Copel. Então dá para dizer que não é para qualquer um, mas a Secretaria de Justiça conseguiu uma expertise, uma competência para lidar com essas grandes situações”, frisa, salientando que em breve o Paraná em Ação estará em Clevelândia e Matelândia. “Temos agenda para o ano todo de 2023. Em 2024 da mesma forma queremos fazer semanalmente, pois há um volume gigantesco de atendimentos. Sabemos que os números não são só números, são situações que geram benefícios para a vida das pessoas reais que modificam a sua vida para melhor”, frisa.

“Aqui realmente está a prática da atenção do Governo do Estado. Aqui também está o Detran. Muito em breve estamos trabalhando para ter a CNH Solidária para pessoas que estão incluídas no Cadastro Único não terem custos para que elas possam daqui a pouco estar trabalhando com aplicativo, bem como sendo motorista ou caminhoneiro, de forma que elas possam dar o primeiro passo. Isso é dignidade, oportunidade, inclusão, e é isso que a gente faz aqui com bastante orgulho, é um direcionamento do nosso governador com uma maneira humilde e competente, um estilo dinâmico que o Paraná está trabalhando”, finaliza o secretário de Justiça e Cidadania.

Em alta

plugins premium WordPress