A Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá está com as inscrições abertas para duas oficinas, de Teatro e de Musicalização. Para a oficina de Teatro, podem se inscrever crianças e jovens, de 8 a 25 anos, já a oficina de Musicalização, é voltada para o público entre 2 e 25 anos. As atividades são destinadas para aqueles que possuem diagnóstico de deficiência intelectual, dislexia, TEA (autismo), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou Síndrome de Down.
A ideia, segundo a Secretaria, é proporcionar uma experiência enriquecedora de expressão artística. “O objetivo da oficina é estimular a criatividade, promover a inclusão e desenvolver habilidades expressivas nos participantes, criando um ambiente de aprendizado inclusivo e enriquecedor”, informou a Secretaria de Inclusão.
Segundo a Secretaria, o teatro e as artes em geral desempenham um papel importante no acompanhamento de crianças e adolescentes com diagnósticos diversos. “Essas atividades contribuem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, proporcionando uma forma única de expressão e inclusão na sociedade”, considerou a Secretaria.
Inscrições
O período de inscrição para a oficina de Teatro começou no dia 15 de janeiro e segue até a sexta-feira, dia 26. Os interessados devem procurar a Secretaria de Inclusão, localizada na Rua Faria Sobrinho, n.º 371, Centro Histórico, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A oficina de Teatro será realizada às quintas-feiras.
A oficina de Musicalização também tem inscrições até a sexta-feira, dia 26, e deve ser feita na sede da Secretaria. As aulas estão programadas para às quartas-feiras.
Parcerias
A oferta das oficinas é realizada em parceria com o Coletivo Inclusão e a empresa Catallini, visando uma abordagem colaborativa e diversificada para atender às necessidades da comunidade. O Coletivo Inclusão é uma entidade sem fins lucrativos que, desde o ano de 2014, atua na inclusão social de pessoas com deficiência promovendo projetos culturais em parceria com a APAE de Fazenda Rio Grande/PR.
“O Coletivo Inclusão cada vez mais procura estabelecer parcerias com o poder público, a iniciativa privada e organizações da sociedade civil para aumentar a oferta de ações. E, com isso, causar impactos mais efetivos na vida de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que atividades culturais, esportivas, de saúde (habilitação e reabilitação), de assistência social e de trabalho são formas efetivas de promover a inclusão social e aumentar a qualidade de vida da população”, divulgou a organização.