Connect with us

Cidadania

Rotaract Paranaguá-Rocio promove roda de conversa com professores

Ação faz parte do projeto “Você Importa”, desenvolvido pelo clube e será realizado em três etapas

Publicado

em

O Rotaract Club de Paranaguá-Rocio realiza no sábado, 5, das 14h às 16h, uma roda de conversa com professores sobre saúde mental nas escolas. Este será um momento para aprender com psicólogos, trocar experiências e tirar dúvidas sobre como lidar com as questões psicológicas dos alunos.

A ação faz parte do projeto Você Importa, desenvolvido pelo clube, sendo realizado em três etapas: 1.ª – roda de conversa com os professores, 2.ª – um mês de informações e desafios para os alunos e 3.ª – evento on-line com alunos e professores no final do mês.

A coordenadora do projeto, membro da comissão de imagem pública e vice-secretária do Rotaract Club de Paranaguá-Rocio, Roberta Cecyn, fala do objetivo do evento.  “Setembro é o mês conhecido como mês da prevenção ao suicídio, quando são realizadas as campanhas do Setembro Amarelo. Sabendo da importância do assunto, gostaríamos de fazer algum projeto na área, e o que poderíamos desenvolver. Nós relacionamos o suicídio, que é o final da corda, ao que vem antes, que são os problemas relacionados ao nosso psicológico. Então, veio a ideia de trabalhar com professores, já que uma faixa etária muito atingida por problemas psicológicos é a da adolescência, principalmente no Ensino Médio, momento em que muitos começam a ter crises de ansiedade e de depressão. Queremos capacitar os professores por meio de psicólogos, que são os profissionais da área, para que eles possam entender um pouco sobre esse assunto, tirar suas dúvidas, saber como lidar com os alunos que estão passando por essas questões e saber como evitar também”, destaca a coordenadora, explicando que o evento está aberto a todos os professores, funcionários de escolas e pessoas do meio educacional.

A roda de conversa será mediada pelo Rotaract mas contará com a participação de dois psicólogos. “Contamos com a participação dos psicólogos Atila, de Pontal do Paraná, e Daniele, de Guaratuba, que são nossos parceiros. Eles vão explanar sobre esse assunto e tirar dúvidas. Também é um momento para os professores trocarem experiências, sobre coisas que já aconteceram em sala de aula. O evento está aberto tanto para as escolas particulares como para as públicas e, depois disso, para todos os professores que aceitarem o desafio, o Rotaract vai enviar diariamente, durante todo mês de setembro, um conteúdo relacionado à saúde mental”, explica.

A expectativa da organização do evento é de que seja um momento rico em aprendizagem. “Estamos realizando o projeto, mas o Rotaract é apenas o mediador no meio de tudo isso, nós só estamos unindo as pessoas e dando as ferramentas para que a troca possa acontecer. Então a nossa expectativa é que haja muito envolvimento”, destaca Roberta, reiterando o convite a todos os profissionais de educação a participarem do evento. “Nós já temos alguns colégios que fecharam uma parceria conosco e vão incentivar os professores a participarem que são o Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto, Colégio Nova Geração e o Colégio Leão XIII, estes três já estão confirmados e estendemos o convite para todos que tiverem interesse em participar, pois o nosso objetivo também é alcançar o maior número de docentes”, finaliza.

Para saber mais, entre no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/E2NCm0CL0uFHgAbqrYQaSx