conecte-se conosco

Cidadania

Projeto Força Brasil é certificado com o Selo Sesi ODS por informar com transparência e responsabilidade

Iniciativa nasceu em 2020 com a disponibilização de conteúdo sobre a Covid-19

Publicado

em

Em 2020, com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 e a consequente paralisação de alguns serviços, o público se viu na necessidade de consumir informações confiáveis em um contexto de desinformação que se formava. Foi nesse cenário que surgiu o projeto Força Brasil – Juntos Somos um Só, uma iniciativa da Folha do Litoral News em parceria com empresas de Paranaguá.

Diariamente, o projeto foi abastecido no site do jornal com conteúdo gratuito para informar e esclarecer os leitores sobre esse novo momento de crise sanitária que se instalava. O objetivo foi informar a população com transparência e responsabilidade sobre as medidas de enfrentamento à doença.

A iniciativa foi reconhecida com o Selo Sesi ODS em 2020 em evento realizado on-line. “O projeto Força Brasil levou informação acessível e sem custo para a população do litoral sobre a prevenção e o combate ao vírus da Covid-19. É um exemplo de como um veículo de comunicação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, apoiando na sensibilização da população, e aqui mais especificamente para o alcance do ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, destacou a gerente do Habitat Senai, Responsabilidade Social e Centro de Inovação do Sesi PR, Patrícia Garcia Martins.

A ESG e os ODS

O ESG é uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. 

O diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, enfatizou que o conceito ESG está alinhado com os ODS

O diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, enfatiza que o ESG é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos. “Essa meta depende da habilidade das empresas em desenvolver e implementar práticas de negócios que alinhem lucro, propósito e transparência”, disse Gebran. 

Para ele, o conceito não é apenas uma estrutura que as instituições financeiras e investidores devem relatar. “Ele está no radar de funcionários, reguladores e todos os envolvidos no ecossistema porque fenômenos como o surto de coronavírus e as mudanças climáticas nos fazem perceber que não somos os donos do nosso planeta, mas sim os administradores da natureza”, afirmou Gebran.

O diretor administrativo na Folha do Litoral News, Luiz Bonzatto, lembrou que o jornal é certificado com o Selo ODS também pelo Projeto Mar

Segundo o diretor administrativo na Folha do Litoral News, Luiz Bonzatto, o projeto Força Brasil reforça o compromisso da empresa com a divulgação de informações oficiais e verídicas. “Enquanto veículo de comunicação, estamos totalmente alinhados com as necessidades da população e buscamos sempre atuar no sentido de enaltecer o jornalismo profissional como fonte confiável de notícias na região que estamos inseridos. A iniciativa, assim como o nosso outro projeto, o Projeto Mar, é certificada com o Selo ODS, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, declarou Luiz.

Parceiros do projeto

Entre os parceiros do Força Brasil estão a Harbor, Companhia Brasileira de Logística (CBL), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e Pasa Paraná Operações Portuárias S/A.

O gerente geral CBL, Carlos Camillo Junior, acredita que a transferência na divulgação das ações é uma conduta fundamental para gerar credibilidade e fortalecer a imagem da companhia. “Uma divulgação transparente estimula a participação e a contribuição da sociedade para que novas ações sociais e ambientais sejam promovidas, sendo, portanto, um grande benefício para toda a comunidade”, afirmou Carlos.

“Uma divulgação transparente estimula a participação e a contribuição da sociedade para que novas ações sociais e ambientais sejam promovidas”, disse o gerente geral CBL, Carlos Camillo Junior

Ele lembra que, na área que atua, a desinformação ou a propagação de notícias falsas pode afetar as prospecções e o desenvolvimento do segmento. “Além de impactar negativamente futuros planejamentos, decisões e negociações, os quais também são baseados nos dados de mercado noticiados nos principais veículos de informação de confiança e credibilidade. Por isso, a importância de se buscar sempre fontes responsáveis e confiáveis de informação”, reforçou Carlos.

O presidente da Aciap, Eloir Martins, ressaltou a importância da credibilidade da Folha do Litoral News

O presidente da Aciap, Eloir Martins, afirmou que o projeto Força Brasil, iniciado pela Folha do Litoral News, foi um marco de grande relevância na comunicação. “A responsabilidade e a transparência na informação tem sido fundamental para a grande credibilidade conquistada pela Folha junto as grandes empresas, nossas associadas. A falta de credibilidade hoje existente no nosso País é consequência das desinformações disseminadas pelos meios de comunicação. A Aciap parabeniza a Folha do Litoral e sua brilhante equipe pelo reconhecimento conquistado com o Selo ODS”, considerou Eloir.

O diretor da Pasa Paraná Operações Portuárias S/A, Persio Souza de Assis, afirmou que as empresas devem se posicionar de forma clara com suas responsabilidades socioambientais

Para o diretor da Pasa Paraná Operações Portuárias S/A, Persio Souza de Assis, as empresas devem se posicionar de forma clara e atuante com suas responsabilidades socioambientais no meio onde estão inseridas. “Como também, vislumbrar e apoiar necessidades que sejam relevantes no cenário nacional, tendo como principal objetivo, tornar agradável a relação entre empresas e sociedade”, afirmou Pérsio.

Tal responsabilidade justifica a participação no projeto Força Brasil, que fortalece as ações da empresa. “A Pasa sempre buscou se posicionar com postura ética e socioambiental em diversas ações no município onde está inserida e no cenário nacional, podendo citar alguns exemplos a priorização de contratação de mão de obra local, ações com diversas intuições de saúde e esportes, projetos ambientais em escolas, participação ativa em eventos ambientais, desta forma gerando impacto positivo para sociedade como um todo”, concluiu Pérsio.

Em alta

plugins premium WordPress