Desde agosto do ano passado, foi sancionada a lei que aumentou o limite do crédito consignado que é descontado mensalmente da folha de pagamento do trabalhador, aposentado ou pensionista. O crédito foi ampliado de 30% da renda para 35%. Esse percentual a mais, de 5%, só poderá ser usado para bancar as despesas com cartão de crédito. Com isso, além de o trabalhador poder pedir um crédito ao banco equivalente até 30% do que ganha por mês, ele também poderá comprometer mais 5% do seu salário para pagar suas dívidas com cartão de crédito, que tem taxas de juros muito mais altas. “A pessoa precisa prestar muita atenção porque, por exemplo, se a pessoa já tem um empréstimo, seu contracheque já está empenhado e faz o consignado, ou seja, alcança 35% do possível para crédito, ela fica mais endividada e acaba, com um desconto de apenas 5% do salário sendo descontado, nunca terminando de pagar a dívida que a cada mês apresenta juros”, destacou coordenadora do Procon em Paranaguá, Nadja Castro.
A coordenadora orienta que a pessoa antes de fazer o empréstimo ou iniciar dívidas com o cartão de crédito, verifique todas as informações. “Se não houver necessidade não faça, mas caso haja, verifique o número de parcelas oferecidas para esse pagamento, se não entender bem do assunto, não conseguir ler, leve um parente de sua confiança junto ao banco para que ele lhe explique as opções e o que aquela negociação causará futuramente. É importante estar atento porque caso contrário a conta continua crescendo e o trabalhador, aposentado ou pensionista não consegue mais sair dela”, salientou. Nadja disse que muitas pessoas residentes no litoral procuram o Procon para resolver a situação. “São muitos os casos, inclusive, algumas pessoas nem sabem qual o banco que representa aquele consignado, para quem, onde e como pagarão a dívida. São muitas as dúvidas, por isso, reforçamos a necessidade de atenção antes de fazer o consignado”, ressaltou.
MOVIMENTAÇÃO
O Procon em Paranaguá atende consumidores que levam ao órgão dúvidas e reclamações diversas. São cerca de 20 pessoas atendidas por dia. Conforme Nadja, as senhas são distribuídas até às 17h, aproximadamente, para que haja tempo hábil para atender a todos que já estão no local. “Abrimos exceção aos prioritários como idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais mesmo passando de 20 senhas, os atendemos. Nesses casos, mesmo que não consigamos resolver o problema naquele momento, fazemos questão de atender essas pessoas para que elas tenham a iniciação desse atendimento”, observou a coordenadora, informando que às segundas e terças-feiras, a procura no local geralmente é maior. “O final de mês também representa um acréscimo no movimento no Procon”, comentou.