Em breve, Paranaguá contará com uma unidade do Poupatempo, um centro de atendimento ao cidadão instituído pelo Governo do Estado para reunir vários serviços públicos em um só lugar, facilitando e agilizando a vida da população. Na manhã da quinta-feira, 22, o presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Santin Roveda, e o prefeito Adriano Ramos, concederam entrevista à Folha do Litoral News onde abordaram o Poupatempo, assim como a vinda do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao Paraná, e o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado com desconto em 2026.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“São 20 unidades no Estado do Paraná e Paranaguá foi contemplada. Esse é um dos projetos importantes do governador Ratinho Júnior, uma verdadeira “menina dos olhos”, porque agiliza a vida das pessoas. O tempo hoje é muito importante. As pessoas querem ficar mais com a família e não perder o dia inteiro resolvendo questões de cidadania. No Poupatempo é possível resolver, por exemplo, emissão de documentos, pagamentos, segunda via e outros serviços”, destaca o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda.
Santin Roveda reforça que o Detran está presente no Poupatempo, assim como a Sanepar, a Copel, o Instituto de Identificação para emissão de Documento de Identidade, Procon — para quem precisa registrar reclamações sobre compras feitas na loja física ou pela internet, a Cohapar, com o programa Casa Fácil, que já entregou quase 100 mil moradias no Estado do Paraná.
“Também é possível realizar o pagamento do IPVA, que no Paraná é o menor do Brasil. Muitas pessoas optaram por pagar à vista, já que além da redução aplicada de 2025 para 2026, há ainda um desconto adicional de 6% para pagamento à vista. Um em cada três paranaenses escolheu essa opção. Essa é uma decisão do governador, em parceria com o prefeito Adriano Ramos, já que a redução é de 50% do Estado e 50% do município. Todos unidos — Detran, Secretaria da Fazenda, com o secretário Norberto Ortigara — para mostrar que uma boa política melhora a vida das pessoas e devolve dinheiro ao bolso da população, especialmente no começo do ano, quando há muitas contas a pagar”, enfatiza o diretor-presidente..
Operação do Poupatempo deve iniciar em fevereiro
Santin Roveda antecipa que no Poupatempo de Paranaguá, que tem previsão de início de operação no dia 12 de fevereiro, as pessoas terão cerca de 250 serviços à disposição em um só lugar. A inauguração oficial, com a presença do governador Ratinho Junior, deve ocorrer entre os dias 24 e 25 de fevereiro.

“É um verdadeiro shopping da cidadania, inovador. O Detran do Paraná é reconhecido como um dos mais tecnológicos do país, que mais inova e facilita a vida das pessoas. Um exemplo é o Selo Bom Condutor. Quem não teve nenhuma infração nos últimos 12 meses pode acessar o aplicativo CNH Digital, entrar na opção ‘Condutor’ e autorizar a participação. Assim, a renovação da CNH ocorre de forma automática, sem custo, sem sair de casa e sem precisar ir ao Detran, à Ciretran ou ao Poupatempo”, detalha.
Como exemplo, ele conta que o prefeito Adriano Ramos, que não teve nenhuma infração nos últimos 12 meses, fez o procedimento recentemente e não precisará mais se preocupar com a renovação da CNH. “Isso representa economia direta para o cidadão”, afirma. Roveda lembra que o Governo do Estado também trabalha para reduzir o valor das clínicas médicas e psicológicas. “Hoje, somados, os exames custam R$404,00. A proposta é que cada exame tenha custo máximo de R$ 90,00”, enfatiza.
O prefeito Adriano Ramos avalia que há 30 anos não se via um trabalho de inovação e tecnologia como esse no Detran. “Esse trabalho do Detran e Governo do Estado transformou o Paraná no estado com o IPVA mais barato do Brasil. Paranaguá fez a sua parte, porque 50% desse recurso é do município. Não tivemos nenhuma objeção a esse programa social de devolução de dinheiro ao bolso dos paranaenses, proposto pelo governador Ratinho Júnior”, salienta.
Ministro do Transporte
Na terça-feira, 27, o ministro dos Transportes, Renan Filho, estará em Curitiba. O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, também estará na ocasião para participar das tratativas quanto à possibilidade de criação de um pátio para caminhões em Paranaguá, a fim de reduzir os impactos no trânsito da cidade.
O prefeito destacou o interesse em utilizar uma área no KM-5, onde há um pátio de manobras ocioso, que pode ser transformado em um pátio público, beneficiando especialmente os caminhoneiros. “Vamos conversar sobre a possibilidade de termos um pátio público para caminhões em Paranaguá. Nosso grande interesse é a área localizada no quilômetro 5, onde fica o pátio de manobras da Rumo, para que possamos transformar parte daquele terreno, hoje ocioso, em um pátio público. Esse espaço pode se transformar em um grande benefício para a população, principalmente para os caminhoneiros, que precisam de um local seguro para guardar seu caminhão”, enfatiza Adriano Ramos que reforçou os agradecimentos ao diretor-presidente Santin Roveda pela possibilidade do diálogo presencial com o ministro.




