conecte-se conosco

Cidadania

Paranaguá realiza evento no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Evento levou aos presentes informações, apresentações e muita emoção

Publicado

em

Foto: Secom/PMP

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi celebrado na quinta-feira, 15, e, para dar mais visibilidade ao tema, foi realizado em Paranaguá um evento promovido pelo Lar dos Idosos Perseverança, no Teatro Rachel Costa.

O grupo da Universidade da Terceira Idade (UNATI) fez uma apresentação musical e lideranças da comunidade usaram da palavra para destacar os serviços prestados à comunidade.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, destacou a importância do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que a prefeitura tem para receber denúncias e fazer acompanhamentos dos casos.

De acordo com a diretora técnica do Lar dos Idosos Perseverança, Manuela Velomin, muitos dos idosos atendidos na casa chegam pelo direcionamento do CREAS.

Equipe do Lar de Idosos Perseverança

Manuela lembra que esta é a segunda vez que o Lar realiza o evento. “Esse é o segundo ano que realizamos o evento, o apoio dos veículos de comunicação, das secretarias da Assistência Social e Educação e da comunidade em geral foi de extrema importância para que o evento tenha sido o sucesso que foi. Em especial a equipe do Lar Perseverança que desenvolve suas atividades pautada no respeito pela pessoa idosa o ano todo e sem eles nada disso seria possível”, disse Manuela.

O evento foi acompanhado pelo presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Paranaguá, Ariomar Jorge que, emocionado, lembrou a importância da família no acolhimento e cuidado.

A assistente social, Bruna Medina e o psicólogo Cláudio Menezes, que atuam no CREAS estavam presentes, assim como o professor Diogo da Cunha, representando a secretária de Educação. Cada um deles fez menção a diferentes aspectos da realidade do idoso e das iniciativas que vêm sendo tomadas, como o acompanhamento de casos, o acionamento de outros integrantes da rede de proteção da pessoa idosa, entre outros.

Foto: Secom/PMP

A Secretaria Municipal de Educação abre escolas e Cmeis para a realização do projeto Velha Infância, que teve sua cartilha lançada em sua segunda edição com quatro histórias de idosos do Lar.

As crianças recebem estas cartilhas e mantêm vínculo com estes idosos por meio de mensagens e vídeos.

Crime

A violência contra o idoso é considerada crime, previsto na Constituição Federal, no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) e no Código Penal. O Dia Mundial de Conscientização foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

Denúncias de maus tratos ou de qualquer tipo de violência contra um idoso podem ser feitas junto ao CREAS, Conselho do Idoso, Disque 100 ou 181.

Com informações da Secom/PMP

Em alta

plugins premium WordPress