Cidadania

Fórum Eleitoral em Paranaguá estará aberto no próximo fim de semana

Município tem 107.468 eleitores aptos a votar em outubro, conforme dados divulgados na última semana

a2qinc05

Termina no dia 8 de maio o prazo para os cidadãos regularizarem o título eleitoral e estarem aptos a votar nas próximas eleições, que acontecem no dia 6 de outubro em todo o País para a escolha de prefeitos e vereadores. O Fórum Eleitoral de Paranaguá estendeu o horário de atendimento, que agora ocorre das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além disso, no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de maio, os cidadãos também poderão procurar os serviços.

No sábado, 4, o atendimento no Fórum Eleitoral de Paranaguá será das 9h às 17h e, no domingo, 5, das 9h às 13h. “Estamos atendendo em média 100 eleitores por dia, com tendência a aumentar conforme se aproxima o fim do prazo, em 8 de maio”, afirmou o chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Kawka.

Até a última sexta-feira, 26, Paranaguá tinha 107.468 eleitores aptos a votar. “Nas últimas Eleições tivemos uma abstenção de 18,87% dos eleitores, o que equivale a 19.831 eleitores faltosos”, destacou Sérgio.

Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística de votação do pleito. Até esta data, o eleitorado pode tirar a primeira via (alistamento), transferir ou regularizar o Título de Eleitor, se quiser votar nas Eleições Municipais de 2024. 

Biometria

Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria. Desta forma, para essas pessoas o atendimento ocorre exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e foto cadastradas pode utilizar o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro.

Serviços

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) descreveu os principais serviços disponíveis. Entre eles, o alistamento (primeiro Título), que compreende os atos de qualificação e inscrição do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição. 

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para: maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos. O jovem com 15 anos, que completar 16 anos até a data da eleição, ou seja, 6 de outubro, pode se alistar e votar.

Já a transferência de domicílio eleitoral é a operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, Estado ou País, para que possa continuar a exercer o direito do voto na cidade que reside.

Também é permitido aos eleitores alterar os dados cadastrais, a chamada revisão dos dados. É o serviço em que o eleitor solicita a alteração de, por exemplo, nome, endereço ou local de votação, sem mudar o município.

Atendimento

O atendimento presencial e o on-line exige a apresentação de documentos pessoais como: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência emitido há no mínimo três meses e no máximo 12 meses; e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja). No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Com informações do TRE-PR

Você também poderá gostar

Fórum Eleitoral em Paranaguá estará aberto no próximo fim de semana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Fórum Eleitoral em Paranaguá estará aberto no próximo fim de semanaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.