Cidadania

Famílias devem atualizar CadÚnico para receber Auxílio Brasil

Confira onde pode ser realizado o cadastramento em Paranaguá

fwtd4y 1629493350

O Governo Federal anunciou, recentemente, o programa Auxílio Brasil, com previsão de atender até 16 milhões de famílias a partir de novembro. Mas, para ter direito, é preciso estar com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado. Trabalhadores informais de baixa renda que não estão inscritos precisam solicitar o cadastramento para obter o auxílio. 

Segundo o Ministério da Cidadania, a falta de atualização leva à exclusão do registro no CadÚnico depois de quatro anos. Todos os anos, o Governo Federal revisa os dados e chama as famílias com informações desatualizadas para corrigirem a situação, sendo que as famílias, no momento da inscrição, comprometem-se a atualizar os dados a cada dois anos, no máximo.

Em caso de mudança de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.

Paranaguá

Em Paranaguá, o CadÚnico pode ser solicitado ou atualizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Os CRAS estão localizados nos bairros: Porto dos Padres, Serraria do Rocha, Nilson Neves e Vila Garcia.

Aqueles que residem na Ilha dos Valadares e demais ilhas podem procurar pelo cadastro no Centro de Atendimento Integrado de Assistência Social (CAIAS Valadares), localizado na Rua Lino Garça, n.º 161, no bairro Vila Bela.

Outra alternativa é procurar a sala da Assistência Social no Terminal Urbano de Ônibus de Paranaguá, que realiza a gestão do Bolsa Família e Cadastro Único no município.

O responsável pela família deverá levar pelo menos um documento de cada pessoa. São aceitos: certidões de nascimento, certidão de casamento, RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor.

Auxílio Brasil

Para ter direito ao Auxílio Brasil, além dos dados atualizados no CadÚnico, a família deve ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa (R$ 550, atualmente) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3,3 mil, em valores atuais). A exigência não vale para quem recebe o Bolsa Família. Nesse caso, a migração para o novo programa será automática, segundo o Ministério da Cidadania.

Os valores das parcelas não foram definidos e só serão informados em meados de outubro. Isso porque parte dos recursos para o Auxílio Brasil dependerão da aprovação de um fundo que consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

Como verificar o cadastro

A melhor maneira de saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.

CadÚnico

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, utilizado pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Com informações da Agência Brasil.


Famílias devem atualizar CadÚnico para receber Auxílio BrasilAvatar de Redação

Redação

Famílias devem atualizar CadÚnico para receber Auxílio Brasil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar