conecte-se conosco

Cidadania

Eleição confirma renovação de 100% no quadro do Conselho Tutelar de Paranaguá

Votação foi realizada no domingo, 1.º, com expressiva participação dos cidadãos

Publicado

em

No último domingo, dia 1.º de outubro, aconteceram as eleições para compor os Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024/2027. Em Paranaguá, a votação foi realizada no Colégio Estadual José Bonifácio e, de acordo com o resultado já divulgado, o órgão será totalmente renovado. Isso porque nenhum dos atuais conselheiros foram reeleitos.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros. Dessa forma, os cinco mais votados assumem a função e os cinco seguintes, pela respectiva ordem de votação, ficam como suplentes.

Os candidatos que tiveram maior número de votos foram:

A eleição utilizou 22 urnas eletrônicas com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), distribuídas em 11 salas do Colégio Estadual. A contagem dos votos, em Paranaguá, foi finalizada cerca de 20h30 com acompanhamento do Ministério Público do Paraná (MPPR) e prefeitura. 

Ampla participação

Em comparação com a última votação, realizada em 2019, o número de eleitores foi quase o triplo neste ano, de acordo com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão que está à frente da organização da eleição para o Conselho Tutelar. No total, foram 4.329 eleitores, que puderam votar em até cinco candidatos.

Eleitores lotaram os corredores do Colégio Estadual José Bonifácio para escolher os novos conselheiros tutelares
Foto: Divulgação

O presidente do CMDCA, Marciney Santos de Oliveira, disse que a expressiva participação dos cidadãos no pleito se justifica pela ampla divulgação na imprensa e nas redes sociais, além de uma mobilização nas igrejas.

“Além da imprensa, vimos muitos religiosos chamando a população para votar. Houve uma renovação, são pessoas que vão ocupar pela primeira vez o cargo de conselheiro tutelar. Todos os candidatos passaram por todas as fases e atenderam os requisitos, foi preciso comprovar experiência de pelo menos dois anos no atendimento a crianças e adolescentes”, afirmou o presidente.

Segundo Marciney, haverá uma capacitação para as novas conselheiras para que conheçam mais sobre a realidade do município referente aos casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes.

“Antes da posse, vamos contratar uma empresa para dar uma qualificação sobre a atuação dos conselheiros, sobre o sistema onde se registra os atendimentos, para que possamos ter o quantitativo dos casos de violência, abusos e abandonos. Nós, hoje, não temos esses números e queremos mudar isso para que o Conselho Tutelar entenda a devida importância desses encaminhamentos e o CMDCA como órgão contribua com a criação de políticas públicas”, acrescentou o presidente.

Ele ainda ressaltou que o trabalho de proteção de crianças e adolescentes deve ocorrer em conjunto, envolvendo não só o Conselho Tutelar, como também o Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da Polícia Civil), Poder Judiciário, prefeitura municipal, CMDCA e outros.

A candidata mais votada, Tia Thalita, recebeu 2.245 votos. Em suas redes sociais, ela agradeceu o apoio dos eleitores. “Gratidão a Deus e a cada cidadão que hoje foi tocado por Ele e saíram de suas casas para ir votar em mim, sem esses votos não teria conseguido. Deus tem seus planos, Ele capacita os escolhidos”, frisou Thalita.

As novas conselheiras tutelares tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 em local ainda a confirmar.

Demais candidatos

Concorreram ao pleito, em Paranaguá, 18 candidatos. Após as cinco eleitas, os candidatos que tiveram mais votos, em ordem decrescente, foram:

Em alta

plugins premium WordPress