conecte-se conosco

Cidadania

Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências é entregue em Paranaguá

Espaço leva o nome do saudoso José Francisco Soares Linhares

Publicado

em

Os serviços serão realizados inicialmente de segunda a sexta-feira, no horário do expediente

Na tarde de quinta-feira, 16, a Prefeitura de Paranaguá realizou a entrega do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências – CAICAVV, denominado “José Francisco Soares Linhares”. O espaço está localizado na Rua Júlia da Costa, 420 – Centro, em frente a Praça dos Leões.

O local reúne programas e serviços para proporcionar a proteção e atendimento integral a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, por meio de equipes multidisciplinares especializadas.

“Um espaço que conta com salas de atendimento individual e coletivo para uma atuação desde o acolhimento ao tratamento à vítima”, disse o prefeito Marcelo Roque

“Atendimento em rede e integrado para nossas crianças. Esse será o resultado obtido com o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências. Um espaço que conta com salas de atendimento individual e coletivo para uma atuação desde o acolhimento ao tratamento à vítima, serviços prestados por uma equipe capacitada e de referência. Os atendimentos estão concentrados em um único local com órgãos fundamentais como: Secretaria de Saúde, Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar, e em pouco tempo, contaremos com o Ministério Público e Nucria. O espaço leva o nome do saudoso José Francisco Soares Linhares, que foi atuante na área da comunicação e empresarial”, destacou o prefeito Marcelo Roque durante a solenidade.

O Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências contará com a parceria e atendimentos das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.

Os serviços serão realizados inicialmente de segunda a sexta-feira, no horário do expediente. “Para a Educação é uma dia muito especial, nós que geralmente somos a primeira porta aberta para identificar qualquer tipo de violência que a nossa criança e adolescente venha a sofrer. Ficamos muito felizes em saber que teremos um espaço onde essa criança poderá ser ouvida em sua totalidade, sem ficar de um canto para o outro na cidade e aqui ela terá, não só o acolhimento, mas também todo o acompanhamento necessário, seja ele psicossocial, pedagógico ou o que for identificado pelos técnicos que trabalharão neste local”, comentou a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

Paranaguá é o primeiro município do Estado do Paraná a ter um Centro Integrado. Neste espaço está concentrada uma rede de atendimento, que em breve, contará também com o Ministério Público e o Nucria – Núcleo de Proteção a criança e ao adolescente vítimas de crime.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, contou sobre os atendimentos que estarão ocorrendo no novo espaço. “Um sonho de todos os profissionais terem um espaço único para atendimento dessas crianças. Aqui, ela terá desde a profilaxia, que é o primeiro encaminhamento que tem que ser feito para essa criança, até o atendimento psicológico e todo o mecanismo da promotoria, do Nucria, Assistência Social, Educação, e cada caso é um caso e tudo será tratado aqui no Centro”, resumiu.

A secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina, frisou que o novo espaço terá um atendimento humanizado e integrado. “A proposta deste local é unir o atendimento. A criança ou o adolescente será ouvido uma única vez e aquele depoimento vai ser utilizado por diversos órgãos. Muitas vezes é uma violência silenciosa que acontece em crianças e adolescentes e precisamos ter um espaço que elas não passem despercebidas, que os atendimentos não sejam fragmentados”.

O espaço contará com um atendimento humanizado para as crianças e os adolescentes. Foto: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá

Homenagem 

O Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências leva o nome do saudoso José Francisco Soares Linhares, que faleceu recentemente. Ele era advogado, empresário e diretor-presidente da Rádio Ilha do Mel FM, em Paranaguá. A família do homenageado esteve presente e acompanhou toda a cerimônia.

Ogarito Linhares, filho de José Francisco Soares Linhares, agradeceu pela homenagem realizada pela Prefeitura de Paranaguá. “A homenagem naturalmente toca o coração e traz a lembrança dele, embora em pouquíssimo tempo que ele nos deixou, mas sempre com muita emoção. Um prédio como este levar o nome dele para o fim que se destina, que é atender àqueles mais fracos e aqui encontra um porto seguro, um apoio, uma forma de recuperação e às vezes a forma de evitar isso, me dá muita alegria saber que o nome do meu pai e a sua história vinculada a um ato tão importante com esses aqui que o prédio pretende e vai atuar”, relatou.

Família do saudoso José Francisco Soares Linhares