O cadastramento biométrico dos eleitores de Pontal do Paraná termina hoje. Quem deixar o prazo passar terá que se dirigir até o Fórum Eleitoral de Matinhos para ficar em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 15 de setembro. O processo leva apenas 15 minutos e o eleitor só precisa levar um documento de identificação com foto e um comprovante de endereço.
Não há previsão de prorrogação dos prazos. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, não poderá votar nas próximas eleições, ficará impedido de tirar passaporte, assumir cargos públicos, receber benefícios sociais, entre outros prejuízos elencados no Código Eleitoral. O Cartório Eleitoral de Pontal do Paraná está localizado na Rua Tom Jobim, s/n.º, no miniauditório do balneário Primavera e funcionará hoje das 13h às 18h para a biometria. O Cartório de Matinhos fica na Rua Antonina, s/n.º, no balneário Caiobá, próximo ao Sesc.
Os dados obtidos até o fim da última quarta-feira apontaram que Pontal do Paraná havia alcançado 64,8% do público-alvo, o que corresponde a 13.199 atendimentos até aquela data. O município tem um total de 20.367 eleitores. Em Matinhos, foram alcançados 53,4% dos eleitores, o que corresponde a 16.111 recadastramentos biométricos do total de 30.156.
De acordo com o servidor de apoio à biometria no Paraná, Marcos Nicola, há uma equipe dedicada em Pontal do Paraná para atender os eleitores da localidade. “No dia 4 de agosto acaba a descentralização de Pontal, isto significa que os eleitores que não fizerem a biometria até hoje, terão que se deslocar até Matinhos até o dia 15 de setembro”, reforçou Nicola.
No último dia da descentralização é esperado um grande número de eleitores para realizar o processo biométrico. “É prático e célere ao eleitor que mora em Pontal. Pedimos calma, pois amanhã o movimento tende a ser grande. Nossa equipe está à disposição dos eleitores, com recursos humanos e tecnológicos para fazer o melhor para o nosso eleitorado”, disse Nicola.
O público ainda tem a possibilidade de agendar o atendimento e resolver a situação do seu título de eleitor de forma mais rápida. “Quem desejar pode fazer o agendamento pela Internet no site www.tre-pr.jus.br no ícone agendamento e escolher o dia e horário em que deseja ser atendido. Não deixem para a última hora, a Justiça Eleitoral agradece a todos que atenderam ao nosso chamado”, ressaltou.
O cadastramento biométrico também pode ser realizado por pessoas que querem passar a votar em Pontal do Paraná ou Matinhos, no caso de transferências, e também por aqueles que vão tirar a primeira via do título.
Fórum Eleitoral de Matinhos encerra o cadastramento no dia 15 de setembro