conecte-se conosco

Cidadania

Assembleia Legislativa do Paraná promove curso gratuito para idosos sobre segurança na internet

Iniciativa ocorre no mês de combate à violência contra a pessoa idosa

Publicado

em

As aulas ministradas nesta semana fazem parte da programação da nova edição do Workshop Conecta+ / Foto: Valmir Amaral / ALEP

O mês de combate à violência contra a pessoa idosa – quando acontece a campanha do “Junho Violeta”, encerra com uma programação muito especial na Assembleia Legislativa do Paraná: será realizado o “Workshop Uso Seguro e Consciente da Internet – curso gratuito para pessoas idosas”, que aconteceu na quinta-feira, 27 e segue até a sexta-feira, 28.

Participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas na hora de navegar pela internet, aprendendo a redobrar os cuidados para evitar golpes na web. Em 2024, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos já recebeu mais de 21 mil denúncias de crimes cibernéticos contra idosos. Mulheres são a maioria das vítimas.

As aulas ministradas nesta semana fazem parte da programação da nova edição do Workshop Conecta+ voltado para quem tem mais de 60 anos e possui um aparelho de celular, ou costuma navegar na rede mundial de computadores através de outros equipamentos eletrônicos.

O curso, que não tem nenhuma taxa, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, através do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, em parceria com a Celepar e o Governo do Estado, e ocorre em alusão a campanha “Junho Violeta”, implementada no Paraná através da Lei estadual n.º 20.252/2020.

Essa campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a realidade de crimes cibernéticos e alertar sobre os direitos das pessoas. A legislação, discutida e aprovada pelo Poder Legislativo, visa garantir dignidade e respeito à pessoa idosa, além de promover ações, combater a violência e defender os direitos do idoso.

Para lembrar a data, a Assembleia Legislativa permanece iluminada pela cor durante parte do mês de junho. As principais denúncias registradas junto ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania revelam, de acordo com secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do órgão, Alexandre da Silva, a aplicação de golpes pelo país em que se pedem empréstimos consignados ou de pessoas que se se fingem por familiares, algumas vezes até falando de sequestros. Ele diz que muitas vezes a vítima tem vergonha de contar que sofreu um golpe.

Como evitar golpes na web

Aos participantes do “Workshop Uso Seguro e Consciente da Internet – curso gratuito para pessoas idosas” serão apresentadas dicas para evitar uma tentativa de golpe por ter se conectado numa rede Wi-Fi desconhecida, por exemplo.

Também serão dadas informações que garantem uma navegação em sites, aplicativos e redes sociais. Quem vai abordar o assunto é o delegado-chefe Emmanoel David, da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil do Paraná (PCPR), especialista na área.

Ele relatará os detalhes dos golpes mais comuns hoje e dará dicas que contribuem para a segurança de todos. O delegado-chefe vai explicar a importância do controle dos sites utilizados, prevenindo e diminuindo bastante os potenciais perigos durante a utilização da internet. Seja por motivo de compras, comunicação com familiares e amigos, trabalho, estudo ou lazer.

A advogada Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, que destaca a importância do workshop, sublinha que o curso será realizado durante o “Junho Violeta”, mês de combate à violência contra a pessoa idosa.

“Gostaria de lembrar que crimes virtuais também são uma forma de violência”, alerta. “Nesta nova edição do workshop teremos duas turmas, uma no dia 27 e outra no dia 28. Esperamos todos!”, frisou. A presidente do Conselho de Ações Solidária explica que a finalidade é contribuir para reduzir a insegurança que muitos idosos sentem em relação ao uso do celular, do computador, o que os impede de se conectar ao mundo digital.

“A inserção nesse universo promove uma melhor interação social, além de estimular a memória, cognição, raciocínio e proporcionar mais qualidade de vida”, complementou.

O diretor-presidente da Celepar, André Gustavo Garbosa, enaltece a importância da parceria. De acordo com Garbosa.

“O curso de capacitação dos idosos já é uma marca da ação social da Celepar e símbolo do seu compromisso com os paranaenses de todas as idades. Sozinha, a Celepar já fez e faz muito. Mas, com parceiros, essa força se multiplica, especialmente com um parceiro como a Assembleia Legislativa do Paraná”.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“Essa parceria com a Assembleia aumenta a legitimidade da iniciativa, visto que é feita com a Casa de todos os paranaenses, e o seu impacto, já que a Assembleia chega a todos os municípios do Estado. É um orgulho para nós, da Celepar, ter um parceiro tão forte, expressivo e respeitado como o Legislativo paranaense”, acrescentou.

Fonte: ALEP

Em alta