Desde 2013, as pessoas que desejam obter tanto a 1.ª quanto a 2.ª via das Carteiras de Identidade podem fazer o agendamento via Internet, através do site do Instituto de Identificação do Paraná www.institutodeidentificacao.pr.gov.br. Conforme Marcos Luiz Rodrigues, papiloscopista do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná, as pessoas que não têm acesso à Internet ou preferem se dirigir diretamente ao posto de atendimento do Instituto de Identificação, também tem essa oportunidade. “Pensando nas pessoas que não sabem utilizar a Internet ou não têm acesso a essa ferramenta, nós disponibilizamos, nas primeiras segundas e quartas-feiras do mês, atendimento às primeiras 80 pessoas sem agendamento via Internet”, informou. O atendimento ocorre a partir das 8h e é feito por ordem de chegada.
O agendamento on-line facilita e muito a vida da população, que precisa de um novo documento. “O agendamento facilita muito para as pessoas, inclusive evitando a necessidade de permanecer em filas para aguardar o atendimento. Logicamente que a agilidade no preenchimento de dados no site depende muito da qualidade de Internet do cidadão, entre outros detalhes de cada um que acessa a página em busca do agendamento”, observou. O agendamento pelo site inicia sempre às 9h de segunda à sexta-feira.
DIFICULDADE
Rodrigues lamentou o fato de muitas pessoas desistirem da data agendada, mas não cancelam seu pedido de agendamento. “Isso prejudica muito os cidadãos que buscam o serviço de agendamento on-line e para nós também. É importante que, se a pessoa teve algum problema e não poderá mais comparecer na data agendada, que cancele antecipadamente seu agendamento para abrir vaga para outras pessoas que estão buscando esse atendimento”, ressaltou. Conforme dados do Instituto de Identificação, cerca de 30 % das pessoas que realizam o agendamento não comparecem e não realizam o cancelamento do pedido antecipadamente.
PARANÁ
A cada minuto, pelo menos uma carteira de identidade é expedida pelo Instituto de Identificação do Paraná. Levantamento do órgão mostra que desde janeiro o número de novos documentos de RG (Registro Geral) emitidos ultrapassa a marca de 419 mil. Em todo o ano passado, foram cerca de 550 mil.