conecte-se conosco

Cidadania

3.ª Conferência Municipal da Juventude será na sexta-feira em Paranaguá

Evento ocorrerá na Câmara Municipal de Paranaguá

Publicado

em

Foto: Ilustrativa/ Freepik

Na sexta-feira, 29, acontecerá a 3.ª edição da Conferência Municipal da Juventude, em Paranaguá. O evento é um espaço onde jovens poderão debater e melhorar a Política da Juventude e ocorrerá das 8h às 16h30 na Câmara Municipal de Paranaguá.

Ana Lia Rodrigues dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Juventude, destacou a importância do evento e a participação dos jovens e população em geral. “Teremos desde a apresentações culturais até momentos onde iremos poder fazer novas amizades, momentos livres para conversa e o debate de políticas públicas que é o principal. O principal objetivo da conferência é mostrar para o jovem como funciona a política pública, cativar o jovem a debater políticas públicas, mostrar para ele porque é importante debater e debater por todos”, destacou.

São objetivos da conferência: contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional da Juventude; fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da Política Nacional da Juventude; promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial dos jovens, na formulação e no controle das políticas públicas de juventude; divulgar, debater e avaliar os parâmetros e as diretrizes da Política Nacional de Juventude.

Além disso, objetiva indicar prioridades de atuação do poder público na consecução das políticas públicas de juventude; analisar a conjuntura da área da juventude no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas nessa área. Identificar e fortalecer a transversalidade do tema juventude junto às políticas públicas nas três esferas de governo; mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância das políticas públicas de juventude para o desenvolvimento social de forma global; assim como fortalecer e facilitar o estabelecimento de novas redes de grupos e organizações de jovens.

O evento é a oportunidade de a população jovem participar de forma ativa das mudanças na sociedade, com o objetivo de discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade. A terceira edição da Conferência será realizada em Paranaguá, no dia 29 de setembro, das 8h às 16h30, na Câmara Municipal.

A organização do evento convida os jovens a fazerem parte dessa mudança. O tema da edição deste ano da conferência municipal é “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. 

Os participantes poderão acompanhar uma palestra com Silvia Colin, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

PROGRAMAÇÃO

3.ª Conferência Municipal da Juventude

8h às 8h50 – Credenciamento

9h às 9h25 – Composição da mesa 

9h30 às 9h45 – Abertura Oficial 

9h50 – Hino Nacional

9h55 – Leitura do Regimento Interno 

10h às 10h45 – Palestrante 

11h às 11h50 – Apresentação Cultural

12h às 13h – ALMOÇO

13h05 às 13h30 – Organização do Eixos 

13h35 – Apresentação dos Eixos 

14h às 15h – Discussão dos eixos 

15h05 às 15h20 – Horário do Lanche 

15h30 às 16h – Apresentação das Propostas 

16h05 – Escolha dos Delegados

16h30 – Encerramento

Em alta