Na tarde de terça-feira, 23, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, realizou uma solenidade no pátio do Palácio São José, sede da prefeitura, para a entrega de matrículas individualizadas dos Imóveis objeto da REURB Ilha dos Valadares. Durante a cerimônia, 23 títulos de regularização fundiária foram entregues aos moradores.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a questão da infraestrutura na região e a entrega das matrículas dos imóveis para os moradores. “É um ponta pé inicial, no maior bairro que nós temos em Paranaguá, a titularidade de posse para os nossos moradores, dando assim respeito e dignidade para os residentes da Ilha dos Valadares. Lembrando que a ilha passou para o Município no ano passado pelo Governo Federal e por isso nós estamos tendo agilidade na regularização fundiária com a nossa equipe técnica do Urbanismo. Já entregamos na Vila Divineia, no Parque Agari, Jardim Esperança, outros bairros também serão contemplados, mas a tendência só neste ano de 2023 é entregar mais de 600 escrituras só na Ilha dos Valadares”, destacou o prefeito.
O REURB é o procedimento por meio do qual se garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas. O produto final do REURB é um direito real registrado no cartório de imóveis, garantindo a segurança jurídica, na posse para o morador.
O secretário municipal de Urbanismo de Paranaguá, Koiti Cláudio Takiguti, ressaltou a importância dos moradores da Ilha dos Valadares receberem os títulos de regularização fundiária. “É um dia muito importante, pois é o pontapé inicial para que agora façamos a regularização em massa. Queremos ainda neste ano fazer muito mais, talvez duplicar essa quantidade, chegar a mais de 2 mil unidades no município de Paranaguá. Os principais benefícios são: eles vão ser donos das áreas; eles terão este documento como garantia de propriedade; poderão financiar usando esses documentos como garantia; poderão obter benefícios governamentais e o mais importante que é levar infraestrutura para a Ilha dos Valadares, provavelmente até o ano que vem nós estaremos com a ponte concluída, estamos levando pavimentação e muitas outras coisas, além de dignidade para os moradores”, disse.
O vereador Fábio Santos, que é presidente da Câmara Municipal e morador na Ilha dos Valadares, comemorou o início da regularização fundiária na região. “Hoje eu posso dizer como representante do maior bairro da nossa cidade que é mais um sonho dos moradores da Ilha dos Valadares, que tem mais de 30 mil habitantes, e hoje esses moradores que receberam os títulos de regularização fundiária, ficamos muito felizes, pois sabemos que não é um trabalho fácil. Nós só como representante político da Ilha dos Valadares, mas como morador que nasci e me criei na ilha é uma alegria muito grande e mais uma conquista”, contou.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, a expectativa é de que até o aniversário da cidade, em julho, mais de 400 escrituras sejam entregues para as famílias na Ilha dos Valadares.