Entre a quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3, a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac) de Paranaguá, promoveu a 15.ª Conferência Municipal de Assistência Social, em âmbito nacional. O objetivo foi criar um espaço democrático e participativo para debater os avanços e desafios do Serviço Único de Assistência Social (SUAS).
Segundo a secretária municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social de Paranaguá, Carolina de Miranda, a 15.ª conferência marcou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, com o tema Construção, Proteção Social e Resistência.
“Ela é de extrema importância para o nosso município, porque faz todos nós pensarmos naquilo que já foi construído, pensarmos os desafios e estruturarmos as diretrizes para o futuro da assistência no nosso município”, afirma Carolina de Miranda.

De acordo com Carolina, a participação coletiva, envolvendo usuários, trabalhadores do SUAS, conselheiros, sociedade civil, instituições públicas e privadas, e representantes das comunidades locais, é de extrema importância para que seja possível mostrar as realidades, pensar em propostas para estruturar o município no sentido de fortalecer a política de assistência social na cidade de Paranaguá, bem como levar essas propostas ao Estado e ao país, visando à ampliação dos serviços, programas e ações voltados às proteções que a assistência social garante às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além do mais, a secretária também destacou alguns dos principais desafios enfrentados pela assistência social atualmente no município de Paranaguá.
“Hoje a gente precisa pensar naquilo que se refere ao financiamento do órgão federal aos municípios. Então a gente precisa que o Ministério de Desenvolvimento Social abra um processo de expansão para que a gente possa receber cofinanciamento em maior amplitude no âmbito Federal e também no âmbito estadual. Hoje, o maior financiador das políticas sociais daqui em Paranaguá é o município sequenciado pelo Estado. Então, a gente precisa que o Ministério abra os seus olhos para os municípios e amplie o financiamento das políticas sociais aqui em Paranaguá”, finalizou a secretária Carolina de Miranda.
Cintia Rodrigues Machado Moretti, Assistente Social da Vigilância de Paranaguá, ressaltou a importância da conferência. “Hoje nós estamos realizando então a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social aqui de Paranaguá. Ela é em âmbito nacional, então nos próximos dias todos os municípios do Brasil estarão realizando também, e a importância desse momento é reunir tanto o poder governamental quanto a sociedade civil para se reunir e debater as propostas, as ações para assistência social aqui no município”, destaca Cintia.

Programação
A programação da quinta-feira, último dia da conferência contou com apresentações culturais, palestra, espaço para perguntas, grupo de trabalhos por eixos temáticos, apresentação de propostas, além de deliberação final e eleição dos delegados.