conecte-se conosco

Cidadania

1.º Encontro de Conscientização da Paralisia Cerebral é realizado em Paranaguá

O evento é uma oportunidade para a sociedade se unir às pessoas com paralisia cerebral, promovendo a troca de experiências entre familiares e profissionais que lidam diretamente com a inclusão

Publicado

em

Foto: João Serafim/SEMI

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), promoveu na tarde da quarta-feira, 18, o 1.º Encontro de Conscientização da Paralisia Cerebral, alusivo ao mês de conscientização da paralisia cerebral.

Este evento é uma oportunidade para a sociedade se unir às pessoas com paralisia cerebral, promovendo a troca de experiências entre familiares e profissionais que lidam diretamente com a inclusão das pessoas com deficiência.

O evento aconteceu no auditório do Senac de Paranaguá, e contou com palestras presenciais e online.  Contou com o apoio da secretaria de Comunicação (Secom) e do Senac.

A secretária municipal de Inclusão de Paranaguá, Camila Leite, destacou que o evento possibilita a união da sociedade com as pessoas com paralisia cerebral e a troca de experiências entre familiares e profissionais. “Para a gente é uma satisfação muito grande proporcionar um evento desse nível para a comunidade parnanguara. Porque é um momento de levar a informação para as pessoas e mostrar que as pessoas que têm paralisia cerebral são capazes e podem estar onde elas quiserem, elas possuem os seus direitos e elas podem pertencer à sociedade normalmente. Esse evento é para a gente promover a informação e também reforçar quanto mais informação, menos preconceito”, enfatiza Camila Leite, destacando também que o município tem se destacado na questão de inclusão. “Temos um balanço positivo nestes 10 meses de Secretaria para o município. Tivemos várias leis aprovadas pela Câmara, tivemos vários investimentos por parte da prefeitura, tem os eventos que realizamos através da Secretaria de Inclusão, tem os atendimentos de terapia, o maior número de terapias que conseguimos este ano.  Então as pessoas sendo atendidas, aumentamos consideravelmente o atendimento do ano passado para agora. Então, é muito gratificante poder mostrar tudo isso e mostrar o nosso trabalho, mostrar que o prefeito Marcelo Roque e a primeira dama Amanda, que sugeriram   a criação da Secretaria de Inclusão, que é muito positivo para a sociedade. Sabemos que agora Paranaguá não vive mais sem a Secretaria de Inclusão”, externa.

Gestora de RH e licenciada em Geografia pela UFPR, Manu Aguiar foi uma das palestrantes e fala da importância do evento. “Para mim é uma honra estar aqui representando as pessoas com paralisia cerebral, falando um pouco do dia-a-dia e dos desafios que a gente encontra na caminhada com a paralisia, é uma honra com certeza estar aqui neste dia”, comenta Manu enfatizando que Paranaguá está de parabéns no que se refere ao trabalho de inclusão. “A cidade de Paranaguá está de parabéns pela criação da secretaria de Inclusão e acho que é um cuidado e um olhar bem específico para uma área que muito precisa”, completa.

Palestrantes
Participaram como palestrantes (presenciais): Alesssandra Mezzari – Psicomotricista Relacional; Silmara França – Técnica e Coordenadora da App; Manu Aguiar – Gestora de RH e licenciada em Geografia pela UFPR; e Marihá e Vinicius – Mãe e atleta paralímpico de Petra.
(Online) Tiago do Zé Dito – 1.º Prefeito com PC do Brasil; Maria Eugênia – Nutricionista Materno Infantil;Moisés Jorge – Estudante de História e Embaixador da AMR; Crystian Godoy – Atleta  Paralímpico e Locutor da Rádio Diversidade; Augusto Pereira – Locutor da Rádio Emotiva; Marcela e Pedro – Servidora da UFPE e seu filho DJ Peu; Lari Mariano – Jornalista, Redatora e Consulta Inclusiva.

A campanha de conscientização nacional tem como tema “Eu rodo o mundo”, demonstrando a capacidade das pessoas com deficiência. “É hora de rodar o mundo e mostrar porque estamos nele e faremos dele um lugar melhor”.

Em alta

plugins premium WordPress