conecte-se conosco

Carnaval

Secretária de Cultura de Turismo fala do Banho a Fantasia e de sua tradição

“O nosso Banho a Fantasia é tradicional, a gente sabe aí da importância que tem”, diz a secretária

Publicado

em

Fotos: Arquivo

A cidade de Paranaguá volta a realizar o tradicional Banho de Mar a Fantasia. Sem ir às ruas nos dois últimos anos devido à pandemia da Covid-19, o evento de pré-Carnaval volta a ser realizado pelas ruas do Centro Histórico da cidade com a participação expressiva de dezoito blocos.

A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Ângela Plahtyn Torres, falou mais sobre o evento e sua tradição.  “O nosso Banho a Fantasia é tradicional, a gente sabe aí da importância que tem, tanto para os foliões, para a comunidade da cidade que gosta de curtir o pré-carnaval, como também para o setor turístico. Um evento que traz bastante turistas, um evento que as pessoas buscam na região, é o pré-carnaval mais tradicional do litoral, e a gente espera oferecer a melhor estrutura possível.  Tivemos aí alguns incrementos em relação a estrutura ofertada nesse ano, mas o importante é quem faz a festa mesmo é o folião. São as pessoas que vem fantasiadas ou de abadás, vem com os trios elétricos, vem para brincar de maneira sadia e com segurança, e é o que esperamos”, comenta a secretária, destacando que na última edição realizada mais de 20 mil pessoas participaram do evento. “Certamente essa demanda está represada, as pessoas estão com vontade do Banho à Fantasia, e espera um público maior este ano, mas se atentando sempre aos quesitos de segurança, de saúde, para que as pessoas possam curtir com da melhor forma possível”, completa.

Questionada sobre as recomendações aos foliões, a secretária Maria Ângela Plahtyn enfatizou que o importante é que o folião tome algumas precauções. “No dia do Banho é importante as pessoas virem tranquilas, com bonezinho, usar filtro solar, tomar bastante água, porque vai estar calor, e a previsão é de sol e isso às vezes traz uma demanda para saúde. É importante darmos uma atenção nesses quesitos, mas é importante também as pessoas se atentarem às questões de segurança, não virem com garrafas de vidro, elas vão ser apreendidas no trajeto, porque oferecem certo risco para a população que está brincando, às vezes um acidente mesmo pode acontecer.  Então é importante vir na paz, não trazer garrafas de vidro, não trazer armas brancas ou de fogo, que também não são permitidas nesse trajeto, o importante é vir em paz”, enfatiza a secretária.

Trajeto

O trajeto é o tradicional, mudando apenas a dispersão devido às obras de revitalização na praça de Eventos. “O trajeto é o tradicional, saindo da Praça do Guincho, passando pelo Centro Histórico, desce a ladeira da Catedral e dispersa já na rodoviária. Os blocos não têm autorização para acesso à Praça de Eventos ou seguir reto até a passarela do Valadares, eles simplesmente têm que se dispersar ali em frente à rodoviária por questões de segurança, até porque a nossa praça está em reforma. Essa foi uma orientação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que a dispersão aconteça dessa forma para ser mais sadia possível”, explica.

Concurso de Fantasias 

A secretária explicou também como funcionará o concurso de fantasias que acontece no evento.  “O Concurso de Fantasias a gente inseriu na programação do Banho a Fantasia justamente para fomentar que as pessoas venham fantasiadas. Para que não se perca a essência do evento. As inscrições permanecem abertas até o dia do Banho, a gente vai contar com as inscrições até o domingo, até às nove horas da manhã”, informa.

Convite

“A gente conta com a presença da população participando e acompanhando o tradicional Banho a Fantasia. Recomende para os seus amigos, para os parentes fora da cidade, é um produto turístico muito importante para nós, nós vemos a movimentação do setor nesse período e nós esperamos que todo mundo curta muito, com muita alegria, com muita saúde, muita segurança, é o que nós que nós estamos trabalhando para ofertar para comunidade”, convida Maria Plahtyn.

Horários

Conforme a organização, cada bloco poderá desfilar com um carro de som ou trio elétrico e dois carros de apoio durante o percurso. Outra determinação presente em regulamento está relacionada ao horário do evento, sendo que a concentração acontecerá a partir das 8h na Praça do Guincho. O Banho a Fantasia terá início às 11h e término às 17h com dispersão às 18h.

Em alta

plugins premium WordPress