A partir de janeiro de 2017, a Câmara de Paranaguá contará com 12 novos vereadores eleitos no domingo, 2. Apenas seis dos que já exercem a função de vereador continuarão na Câmara no próximo ano. Waldir Leite (PSC), Jozias da Negui (PDT), Marquinhos Roque (PMDB), Edu (PSDB), Nagel (PSD), Adriano Ramos (PHS) e Sandra do Dorinho (PMB). Os demais que ocuparão a cadeira no Legislativo nunca exerceram a função ou estão afastados do ofício há algum tempo. Conforme a apuração dos votos registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois vereadores mais votados são os reeleitos Waldir Leite e Jozias Ramos, os quais atuam na política parnanguara há cerca de 20 anos. Na sequência dos mais votados estão os novos vereadores, Fabio Santos, representante da Ilha dos Valadares e Nilo Monteiro, conhecido pela atuação na Vila São Vicente.
Confira um pouco mais sobre os novos vereadores em Paranaguá e o que eles falam da conquista após a campanha:
52 anos
É guarda civil municipal há 6 anos. Ele destaca a emoção de ser eleito e bem votado pela população parnanguara.
“É um orgulho. Foi um trabalho bem pensado e transparente sem precisar passar por cima de ninguém e mostrou que o dinheiro, muitas vezes, não prevalece. A família ao nosso lado que é algo muito forte e aí não há dinheiro que compre”, disse sobre a campanha e vitória.
27 anos
Autônomo, voluntário na ONG Amigos Protetores.
“A candidatura foi uma ação conjunta da ONG e avaliamos como o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos na cidade há vários anos e sempre de forma voluntária sem recursos públicos. Será uma grande representação para a causa na Câmara Municipal”, avaliou Thiago.
39 anos
Empresário da área de serviços, sempre ligado ao Carnaval e a serviços sociais.
“Já tenho certa experiência como empresário, trabalhei vários anos na campanha do vereador Ricardo, também nas áreas sociais através do Grêmio São Vicente, e acredito que a votação tenha sido expressiva devido a esses trabalhos. Agora poderei representar a população como vereador. Agradeço a todos pelo apoio”, destacou.
36 anos
Radialista, sempre envolvido com a arte em espetáculos teatrais, música e outros eventos artísticos.
“Sinto-me muito tranquilo, disse sempre durante a campanha que quem não deve não teme. Minha campanha não teve financiamento, nada ilícito. Foi tudo pelo justo e honesto. Jogaremos sempre no coletivo e em prol de um bem maior e o PV jogou no coletivo e hoje temos dois representantes do povo, o vereador e o prefeito”, destacou Gilson sobre a vitória.
67 anos
Professor há 42 anos, hoje aposentado.
“Foi uma vitória muito trabalhosa. Meu ideal sempre foi servir ao próximo. Meu objetivo sempre foi atender a quem mais precisa de mim e acompanhando a política principalmente vendo os problemas educacionais em Paranaguá vi que era algo que merecia atenção e não tinha nenhum representante nosso na Câmara. Me candidatei para dar voz aos professores e pais de alunos e isso que faremos”, afirmou.
53 anos
Atua na carreira militar.
“Agradeço primeiramente a Deus e a todos que acreditaram em mim. Tivemos votos de vários segmentos, Polícia Militar, Sindicato dos Estivadores, pois sou estivador, pessoas evangélicas, entre tantas outras que confiaram seu voto a mim. A partir de janeiro estaremos nos reunindo com aqueles vereadores que querem lutar pelos munícipes e fazer aquilo que um vereador deve fazer por sua cidade”, ressaltou.
52 anos
Portuário de carreira há mais de 25 anos.
“Vejo a vitória com muita alegria e gratidão, mas também com muita preocupação diante do caos em que a saúde pública de Paranaguá se encontra devido à atual gestão no Poder Executivo. Nossa intenção é gerar frutos positivos à cidade, representar essa população tão especial que clama por melhorias, por uma cidade mais justa e humana e à altura do povo parnanguara”, frisou Luiz Maranhão.
61 anos
Foi vereador há 12 anos, trabalhou como secretário municipal, diretor municipal e é estivador aposentado.
“Hoje conto com mais responsabilidade após ficar 12 anos fora e é de fora que analisamos melhor. Agradeço a Deus, minha família, a todas as pessoas que aderiram a minha campanha, aos meus cabos eleitorais e todos que acreditaram em nós”.
48 anos
Há 25 anos, profissional de saúde municipal e estadual.
“Acho que a população deu uma resposta, o voto é a única arma que a população tem para dizer que está feliz ou infeliz. Quando os vereadores são conduzidos novamente teoricamente é porque eles estão bem e quando são retirados é uma forma de punir políticos que a população não estava satisfeita com seus trabalhos. Foi grande a renovação da Câmara. Nossa cidade precisa melhorar muito e lutaremos pela saúde, educação e muitas outras questões”, observou.
44 anos
Presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança, é natural de Morretes e teve sua representatividade no Jardim Esperanças e bairros vizinhos. A Folha do Litoral News tentou contato com o vereador eleito, contudo até o fechamento desta edição não obteve êxito.
36 anos
Jogador de futebol há 26 anos.
“A vitória foi motivo de muita alegria. É a primeira vez que disputo uma eleição e conseguir atingir o esperado. Com toda a humildade pensávamos em fazer determinada quantidade de votos para entrar e conseguimos conquistar uma cadeira no Legislativo. Agradeço a todos que ajudaram nessa conquista”.
41 anos
É comerciante, morador na Ilha dos Valadares e foi o terceiro mais votado para vereador em Paranaguá nas Eleições 2016. A Folha do Litoral News tentou contato com o vereador eleito, contudo até o fechamento desta edição não obteve êxito.