conecte-se conosco

Editorias

Apras autoriza supermercados a limitar quantidade de produto por consumidor no litoral

Medida é aplicada caso consumo exagerado de produtos cause a falta de itens

Publicado

em

Na tarde da quarta-feira, 18, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) emitiu aos seus associados no Paraná, incluindo supermercados do litoral e de Paranaguá, a autorização para limitar a venda de alguns produtos, quando necessário. A medida ocorre após o desabastecimento principalmente de produtos de limpeza e higiene, entre eles o álcool em gel, sendo que determinados consumidores estocaram o produto e acabaram prejudicando o abastecimento para a coletividade. Segundo a Apras, a medida é amparada pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor e poderá ser aplicada nos estabelecimentos de todo o Paraná.

“No momento não existe risco de desabastecimento nas lojas, pois as indústrias estão trabalhando normalmente para manter o fornecimento dos produtos aos brasileiros”, esclarece a assessoria da Apras. “A Associação recomenda que a iniciativa seja adotada quando o supermercadista perceber que o consumo exacerbado de uns acarrete a falta de produtos para os outros”, completa.

Segundo a associação, os supermercados fazem parte de atividade essencial e seguirão funcionando normalmente. “A Apras afirma que a situação só pode se complicar caso o vírus se alastre e os funcionários das indústrias fiquem impossibilitados de trabalhar, o que vai diminuir a produção e a oferta de produtos. Por isso, faz um apelo aos consumidores para que não estoquem produtos, que utilizem o bom senso nas compras e que pensem no bem coletivo”, finaliza a assessoria.

Foto: Divulgação

Em alta

plugins premium WordPress