A aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorrerá no domingo, 9 de novembro, em todo o Brasil. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A segunda etapa da prova será aplicada em 16 de novembro (domingo).
O horário de abertura dos portões das escolas será às 12h, e o fechamento ocorrerá às 13h, enquanto que o início da prova será às 13h30. Por isso, é importante ficar atento aos horários e chegar ao local da prova com antecedência, para não correr o risco de perder o exame.
Núcleo Regional de Educação de Paranaguá
A assistente de chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Marcia Santos Treiffelis, orienta a importância de manter uma rotina equilibrada nos dias que antecedem o exame. “Atenção aos horários e locais de prova, que estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição e que podem ser acessados no site do Inep. É de extrema importância que levem o documento original e cheguem com antecedência ao local para evitar os imprevistos”, pontua.
“O foco principal é que cada estudante vá confiante e tranquilo, sabendo que todo o aprendizado adquirido ao longo dos anos é o que realmente importa”, destaca.
Para o NRE, o Enem representa uma grande oportunidade para os alunos da rede pública ampliarem seus horizontes acadêmicos e profissionais.
“Através do exame, os estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas, participar de programas como o Sisu, o Prouni e o FIES. O Enem também é visto como um importante instrumento de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior, permitindo que jovens de diferentes contextos sociais realizem seus projetos de vida e tenham novas perspectivas para o futuro”, explica o Núcleo de Paranaguá.
Divisão das matérias do exame
Na primeira etapa da prova, serão aplicadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, totalizando 90 questões objetivas, além da redação. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para realizar o exame.
- Festa do Rocio tem alterações na programação deste sábado devido à previsão de ciclone extratropical
Já na segunda etapa, marcada para o dia 16 de novembro, serão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias, totalizando 90 questões, com cinco horas de duração.
Orientações
No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento com foto, algo que pode ser físico ou digital, e deve-se levar caneta azul ou preta de tubo transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, garrafa de água e um lanche leve.
Dados no Paraná
No Paraná, cerca de 195 mil estudantes se inscreveram no exame, segundo a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR). Desse total, 72 mil são concluintes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
Com informações do MEC





