Editorias

Aplicação da primeira etapa do Enem 2025 ocorrerá neste domingo

NRE de Paranaguá destaca a importância do exame para os alunos da rede pública

A segunda etapa da prova será aplicada em 16 de novembro (domingo) (Foto: Angelo Miguel/MEC)

A segunda etapa da prova será aplicada em 16 de novembro (domingo) (Foto: Angelo Miguel/MEC)

A aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorrerá no domingo, 9 de novembro, em todo o Brasil. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A segunda etapa da prova será aplicada em 16 de novembro (domingo). 

O horário de abertura dos portões das escolas será às 12h, e o fechamento ocorrerá às 13h, enquanto que o início da prova será às 13h30.  Por isso, é importante ficar atento aos horários e chegar ao local da prova com antecedência, para não correr o risco de perder o exame.

Núcleo Regional de Educação de Paranaguá

A assistente de chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Marcia Santos Treiffelis, orienta a importância de manter uma rotina equilibrada nos dias que antecedem o exame. “Atenção aos horários e locais de prova, que estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição e que podem ser acessados no site do Inep. É de extrema importância que levem o documento original e cheguem com antecedência ao local para evitar os imprevistos”, pontua.

“O foco principal é que cada estudante vá confiante e tranquilo, sabendo que todo o aprendizado adquirido ao longo dos anos é o que realmente importa”, destaca.

Para o NRE, o Enem representa uma grande oportunidade para os alunos da rede pública ampliarem seus horizontes acadêmicos e profissionais. 

“Através do exame, os estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas, participar de programas como o Sisu, o Prouni e o FIES. O Enem também é visto como um importante instrumento de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior, permitindo que jovens de diferentes contextos sociais realizem seus projetos de vida e tenham novas perspectivas para o futuro”, explica o Núcleo de Paranaguá.

Divisão das matérias do exame

Na primeira etapa da prova, serão aplicadas 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, totalizando 90 questões objetivas, além da redação. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para realizar o exame.

Já na segunda etapa, marcada para o dia 16 de novembro, serão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias, totalizando 90 questões, com cinco horas de duração.

Orientações

No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento com foto, algo que pode ser físico ou digital, e deve-se levar caneta azul ou preta de tubo transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, garrafa de água e um lanche leve.

Dados no Paraná

No Paraná, cerca de 195 mil estudantes se inscreveram no exame, segundo a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR). Desse total, 72 mil são concluintes do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

Com informações do MEC


Aplicação da primeira etapa do Enem 2025 ocorrerá neste domingoAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Aplicação da primeira etapa do Enem 2025 ocorrerá neste domingo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar