Muitas pessoas ressaltam que momento exerce poder especial para atrair boas energias
Virada do ano é um momento revestido de muitas tradições. A data é repleta de simbolismo e representa a esperança de um ano melhor, marcada por agradecimentos e renovações de pedidos. Quem mora perto do mar estabelece a conexão com Iemanjá, a qual simboliza a purificação espiritual. Outros, no entanto, apostam no poder das frutas e simpatias para ter um ano novo com sorte, saúde e prosperidade.
AGRADECIMENTO A IEMANJÁ
A professora de dança Sandra Choinski, moradora em Matinhos, mantém a mesma tradição há mais de 20 anos. Quando os ponteiros indicam o início de um novo ano, ela faz os agradecimentos à rainha do mar, Iemanjá, as conquistas obtidas no ano que passou e renova os pedidos e, principalmente, a força espiritual.
Sandra, assim como outras pessoas, entrega as oferendas, como, por exemplo, as flores. De acordo com a crença, esse ato simboliza que os problemas serão levados ao fundo do mar e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.
“É o poder da fé que nos move e assim prosseguimos nossa caminhada. A virada do ano é um momento místico e deve estar relacionado com a parte espiritual, porque é através dessa conexão que conseguimos canalizar a energia positiva para vencermos as adversidades da vida”, explica.
SIMBOLISMO DAS FRUTAS
Michele Cardozo, moradora na Vila Itiberê, em Paranaguá, é espiritualista e há alguns anos descobriu o poder que as frutas exercem. “São indispensáveis na ceia de Réveillon. As frutas são energizantes poderosos e atuam no metabolismo funcional. Na virada do ano, o certo é comer mentalizando e acreditando em seus significados. A maçã, por exemplo, representa a sensualidade, favorecendo o amor. Ideal para quem busca um ano de paixão”, conta.
Michele destaca o poder das frutas juntamente com a força da Lua Minguante
Michele explica, ainda, que a virada do ano vai contar com a lua minguante, exigindo uma força de pensamento ainda maior para captar as boas energias para varrer tudo que há de ruim. “Precisamos ter cuidado com o que pedimos. Ainda mais na noite de 31 com a lua minguante, que é conhecida por seu poder de limpeza, de renovação e finalização de ciclos. As frutas ajudam na atração de boas energias”, ressalta.
BOLO DA PROSPERIDADE
Pedro Bizzon é natural de Morretes e reside em Paranaguá. É descendente de ciganos que viveram no século XIX no leste europeu. Como resultado de suas raízes, ele mantém a cultura cigana, seja na música ou na culinária.
Pedro mantém a tradição do bolo da prosperidade cigano
Uma das tradições em sua família é fazer o bimby de grãos e blueberry, ou seja, o bolo da prosperidade cigano. Os ingredientes reúnem grãos que carregam um apanhado de símbolos que remetem às boas energias, como por exemplo: café, nozes, castanha, uva-passa, pistache, tâmara, mirtilo e também algumas frutas nobres. “O povo cigano é uma comunidade espiritualista e a gastronomia reflete um pouco dessa crença. Costumamos fazer o bolo da prosperidade em momentos especiais como festas de aniversário, casamento e no final do ano, quando a família está reunida”, conta.
UVA: A FRUTA CLÁSSICA DO RÉVEILLON
Antonio Gonçalves Júnior é adepto de alguns rituais que buscam trazer sorte e prosperidade na virada do ano. Ele, juntamente com a esposa, Ezilda Lane, explica que a uva é a fruta mais importante na ceia de Ano-Novo, em virtude da força que ela exerce.
De acordo com Junior, a uva, por estar associada ao vinho, tem ligações direta com Baco, o deus romano do vinho e também do prazer (Dionísio para os gregos). “É por isso que a uva sugere satisfação, pois os deuses costumam ser representados com folhas de uva na cabeça. Além disso, representa fartura, por isso deve ser consumida na virada do ano”, ressalta.
Isso também explica o motivo da quantidade de uva passas que estão nos alimentos nessa época. Junior destaca ainda que quando os ponteiros do relógio anunciam o novo ano, ele ingere 12 uvas e para cada uma delas mentaliza um desejo.
Junior aposta no poder de prosperidade milenar que envolve a uva