Ano Novo

Orientações para um verão seguro nas praias e áreas aquáticas do litoral paranaense

Uma dica de ouro é escolher bem o local de banho e seguir as sinalizações

Foto 1 2

Major Fabrício Frazatto dos Santos, Comandante do 8.º Batalhão de Bombeiro Militar, compartilha dicas valiosas para turistas e moradores que desejam aproveitar o litoral paranaense com segurança

Com a chegada do verão, o comandante do 8.º Batalhão de Bombeiro (8.º BBM), Major Fabrício Frazatto dos Santos, compartilha dicas valiosas para turistas e moradores que desejam aproveitar o litoral paranaense com segurança, confira algumas orientações para um verão seguro.

A temporada traz consigo riscos que podem ser minimizados com ações preventivas e cautelosas. Segundo o comandante, o mais importante é frequentar locais monitorados por guarda-vidas.

Imagem do WhatsApp de 2024 12 13 as 12.54.54 4840c87a
Major Fabrício Frazatto dos Santos, Comandante do 8.º Batalhão de Bombeiro Militar

“Procure um local protegido por guarda-vidas, identificado pelas bandeiras vermelha e amarela. Esses postos são vigiados diariamente, das 8h às 19h”, orienta o comandante do 8.º GB.

Bandeiras e sinalizações

O sistema de sinalização das áreas de risco utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná segue o padrão internacional e tem a função de orientar os banhistas dos perigos e das ameaças no ambiente aquático. A mais importante, vermelha e amarela, outra sinalização importante é a bandeira preta que indica local não protegido por guarda-vidas, portanto, onde o risco de afogamento é elevado. “Embora em alguns locais há monitoramentos por viaturas, drones, bicicletas elétricas e/ou embarcações, o ideal é buscar sempre os postos fixos de guarda-vidas”, alerta o major Frazatto.

IMG 20241213 WA0052

Este verão contará com 100 postos de guarda-vidas nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá (Ilha do Mel) e Morretes. Aos finais de semana e feriados, também haverá equipes móveis em Antonina.

Correntes de retorno um perigo silencioso

O mar reserva armadilhas naturais, sendo as correntes de retorno responsáveis por 80% dos óbitos em águas marinhas. Essas correntes são identificáveis por áreas de cor mais escura, sem ondulações. Caso seja puxado para uma área mais profunda e/ou por uma corrente marinha, mantenha a calma e flutue. “Flutue e sinalize para os guarda-vidas. Nunca nade contra a corrente”, explica o comandante.

A ingestão de bebida alcoólica também aumenta o risco de acidentes, pois reduz a percepção do perigo e encoraja ao desafio.

Ao presenciar um afogamento

Em situações de afogamento, a primeira regra é não colocar sua própria vida em risco. Major Frazatto aconselha que a melhor forma de auxílio e alcançar para a vítima qualquer tipo de objeto flutuante, como garrafas PET, isopor, pranchas, cordas, dentre outros, e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “Não entre na água sem habilidade e conhecimento do ambiente marinho”, reforça o comandante do 8.º GB.

Cuidados após as refeições

Evite entrar na água logo após ingerir alimentos. Segundo o comandante, há registros de pessoas com dificuldade em sair da água ou em processo de afogamento após refeições pesadas. Embora não seja uma regra absoluta, a prudência é essencial.

Imagem do WhatsApp de 2024 12 13 as 15.30.11 9fab5eb7

Uso de boias e pranchas

Nunca use bóias em ambientes marinhos, elas não foram criadas para prover segurança em ambiente de mar. Tenha cuidado com o uso de pranchinhas de isopor, elas podem facilmente te conduzir para dentro do mar. Quando for surfar, sempre use leash (cordinhas) e nas pranchas de bodyboard também as nadadeiras.

Cachoeiras

Os ambientes aquáticos naturais fora do mar também exigem atenção. Nas cachoeiras, evite áreas próximas às quedas d’água. “Esses locais são profundos e a queda d´’agua pode te empurrar para o fundo. Além disso, pedras escorregadias e quedas de grandes alturas são causas frequentes de traumas graves”, alerta major Frazatto. O mesmo vale para selfies em locais perigosos: “Uma foto não vale a sua vida”, alerta.

Rios e o fenômeno da cabeça d’água

Em rios, a cabeça d’água é um perigo significativo. Barulhos incomuns, aumento no volume de galhos ou troncos descendo o rio e alterações bruscas no nível da água são sinais de alerta. “Saia imediatamente da água se notar algo incomum. Nunca subestime a velocidade com que o volume de água possa aumentar”, orienta o comandante.

Cuidado com as crianças

Mantenha vigilância constante da criança. Na água, no máximo a distância de um braço. Use coletes homologados. A maioria dos afogamentos das crianças ocorrem no nosso ambiente mais seguro, nossa casa. Proteja as piscinas, evite água dentro de baldes, tanques, máquinas de lavar roupa.

IMG 20241213 WA0053

Mensagem de segurança e um Ano Novo próspero

Com uma carreira iniciada em 1999, o major Frazatto é um profissional altamente qualificado. Formado em Direito e Segurança Pública, possui diversas especializações em busca e salvamento, defesa civil e prevenção. Representante do Brasil em competições internacionais de salvamento aquático, é também presidente da Câmara Técnica de Salvamento Aquático e membro da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Major Frazatto finaliza com uma mensagem de esperança. “O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná deseja a todos um próspero e feliz 2025. Que Deus nos dê força para cumprir nossa missão e abençoe cada um de nós”, externa o Comandante do 8.º BBM que enfatiza. “Sigam as orientações e aproveitem o litoral com responsabilidade!”

Fotos: Divulgação Bombeiros

Orientações para um verão seguro nas praias e áreas aquáticas do litoral paranaenserodape especial ano novo 2025

Você também poderá gostar

Orientações para um verão seguro nas praias e áreas aquáticas do litoral paranaense

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Orientações para um verão seguro nas praias e áreas aquáticas do litoral paranaense

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.