Com a chegada do Ano Novo, a Diocese de Paranaguá celebra as conquistas de 2024 e projeta um futuro marcado pela fé, esperança e renovação.
Em entrevista, Dom Edmar Peron, bispo da Diocese, fez um balanço do ano que se encerra e revelou as principais iniciativas para 2025.
Os desafios e as alegrias de 2024
“Começamos o ano de 2024 correndo, porque a Páscoa foi muito cedo”, recorda Dom Edmar. O início acelerado, com atividades como o retiro do clero e reuniões episcopais, trouxe o desafio de organizar uma intensa agenda diocesana.
No entanto, o bispo destacou dois momentos marcantes: a ordenação do Padre Roberto e a reabertura do seminário propedêutico na Paróquia da Paz, um marco para a formação de novos sacerdotes.
“Conseguimos, como Diocese, dar passos importantes ao longo do ano. A reabertura do propedêutico foi um sinal de esperança para a nossa Igreja, e a ordenação do Padre Roberto, um momento de celebração para todos nós”, enfatizou Dom Edmar.
- Verão Maior Paraná 2024/2025 promete ser o maior da história
- Cidadania é consolidada com participação da sociedade nas Audiências Públicas da Alep
Um ano de esperança e ação Pastoral
Para 2025, a Diocese de Paranaguá caminha em duas grandes direções: a consolidação do Plano Pastoral e a vivência do Ano Santo, proclamado pelo Papa Francisco como um “ano de peregrinar na esperança”.
Dom Edmar destacou que o Ano Santo trará uma programação especial, como os jubileus da juventude, que será celebrado no primeiro domingo após a Páscoa. “Nossa missão será traduzir o plano pastoral em ações concretas e alinhar nossas iniciativas às propostas do Ano Santo. Queremos que 2025 seja um ano de renovação e crescimento espiritual para todos os fiéis”, explicou o bispo de Paranaguá.
Diocese de Paranaguá
Uma mensagem de fé para o Ano Novo
Ao refletir sobre o significado da virada de ano, Dom Edmar citou uma passagem do Apocalipse. “O Senhor faz novas todas as coisas”. Ele relacionou essa renovação ao milagre das bodas de Caná. “O Senhor transforma nossa água em vinho quando oferecemos nossos esforços, nossa organização e disposição. Desejo que, neste ano, cada um busque esses pequenos sinais de esperança que renovam nosso caminhar”, externa Dom Edmar, que também reforçou a importância do Ano Santo como um chamado para superar a crise de esperança. “Vivemos tempos em que muitos perderam a confiança e o horizonte de fé. O Ano Santo nos convida a erguer a cabeça e olhar para frente, confiando que o futuro está em nossas mãos. Que 2025 não seja apenas mais um ano no calendário, mas um tempo de renovação para nossas relações e nossos corações”, externou.
Peregrinar na esperança
Com essas palavras, a Diocese de Paranaguá encerra 2024 com gratidão e se prepara para um 2025 repleto de desafios e oportunidades. Que a mensagem de Dom Edmar inspire os fiéis a abraçar o novo ano como uma jornada de fé e esperança.