Todos os anos, no mês de dezembro, aumenta a procura por produtos que homenageiam Iemanjá, a Rainha do Mar. Na Casa de Umbanda São José, que desde 1945 está em atividade no centro de Paranaguá, as vendas estão em alta desde a primeira semana de dezembro.
Isso porque no dia 8 é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição (santa católica), que na umbanda é Iemanjá, de acordo com o sincretismo religioso brasileiro. Segundo Rosalda Baka, a partir desta data que as pessoas têm procurado fazer as homenagens. “O dia de Iemanjá é 2 de fevereiro, mas aqui no sul a tradição é diferente do nordeste e as pessoas costumam comemorar em dezembro”, explicou.
Com a proximidade da virada do ano, a busca pelos produtos também aumenta por causa das oferendas. “As pessoas vão até a praia à meia-noite para iniciar o ano novo, e levam o kit Iemanjá. Nele possui uma vela que é acesa na areia. É feito um pedido ou um agradecimento, em seguida pula as sete ondinhas e abre o perfume e joga o líquido no mar, faz a mesma coisa com o talco, o pente e o espelho. Sempre com fé”, conta.
Rosalda lembra as pessoas que as embalagens devem ser jogadas no lixo e não devem ser deixadas no mar. “Cada um faz do seu jeito. Algumas pessoas levam um champanhe e outras jogam flores no mar. E tem também outras que levam a imagem de Iemanjá para banhá-la”, explicou.
Rosalda contou também que pedidos de um ano bom podem ser feitos em casa. “Eles arrumam a mesa, colocam um copo de água, moedas, bastantes grãos e frutas, mel, pão e vinho e fazem seu pedido junto com a família”, citou.
Outro artigo que tem boa procura são as velas e suas cores, já que cada uma tem um significado diferente. Além disso, as imagens de santos também são procuradas ao longo do ano visando a ter proteção o ano todo.