A natureza do litoral do Paraná é única e com locais paradisíacos, entretanto poucos contam com o privilégio de saber como a região é embaixo d’água do mar e rios, algo que é mostrado continuamente por Ronaldo Damasceno, mergulhador (freediver), cinegrafista subaquático e fotógrafo de natureza de Paranaguá. Em suas fotos e vídeos, paisagens únicas litorâneas trazendo sempre o foco na natureza, mostrando a fauna marinha, bem como contrastes únicos em Paranaguá, ilhas da região e outros locais do litoral, inclusive na relação entre Porto e meio ambiente. Tubarões, tartarugas, peixes, entre outros animais, habitam a região com tanta frequência como os moradores e turistas dos sete municípios litorâneos, algo importante para o equilíbrio ambiental.
“Comecei a mergulhar com meu pai, tio e irmão bem cedo. Aprendi a nadar com os sete anos e desde então era fascinado pelo mar, natureza e vida marinha. Sou Cinegrafista e fotógrafo sub e paisagens em geral, com o passar dos anos minha vontade de compartilhar meu mundo do mergulho com as pessoas e também para incentivar a preservação foi crescendo. É difícil cuidar de algo que não se conhece e muitas das vezes muitas pessoas nem sabem que a nossa região é rica em vida marinha e cenários únicos”, afirma Damasceno.
Segundo ele, muitas vezes é difícil os moradores do litoral entenderem a importância de cuidar de algo que não conhecem.”Há pessoas que nem sabem que nossa região é rica em vida marinha e cenários únicos. A preservação da vida marinha é essencial para manter a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas marinhos”, relata.
Além das fotos subaquáticas, Ronaldo é conhecido em Paranaguá pelas suas fotografias “em terra”, assim como fotos aéreas. Ou seja, seja em terra, água ou mar, há uma grande possibilidade de se conhecer obras de arte de Damasceno. “Geralmente o pessoal gosta bastante do meu trabalho por seu algo diferente do convencional. Sempre busco compartilhar as nossas belezas”, complementa.
Empreender por meio do mergulho
De acordo com Ronaldo, para se empreender por meio do mergulho no litoral paranaense, é necessário compreender que a forma mais sustentável e saudável seria viabilizar estruturas em pontos estratégicos para poder promover mergulhos pontuais. “No verão temos condições muito favoráveis para a prática de mergulho com condições perfeitas de visibilidade de água com mais de 15 metros no litoral do Paraná, algo que reforça esta possibilidade de empreender”, explica.
“Outra opção seria criar recifes artificiais, eles viram rapidamente berçários marinhos e atraem muitas espécies de peixes. Com isso, há até mesmo a possibilidade de preparar embarcações de pequeno porte como rebocadores e embarcações de ferro que seria usado para desmanche para sucata como uma opção de se criar estes recifes”, afirma Damasceno.
O mergulhador ressalta que seu foco é mostrar para todo o Brasil que o litoral do Paraná possui potencial e qualidade na sua vida marinha. “A nossa região não deixa a desejar nenhum pouco ao nordeste, ao não ser em estrutura, mas isso é algo que pode ser mudado”, explica, ressaltando a possibilidade de criação de estrutura necessária nesta área junto ao Poder Público.
Como acompanhar o trabalho de Ronaldo Damasceno
Segundo Ronaldo Damasceno, quem tiver interesse pode acompanhar as suas produções audiovisuais no Instagram @ronaldodamasceno182, bem como no seu canal no Youtube. “Nesses espaços sempre posto um pouco das minhas aventuras no mar e em terra, às vezes no ar também”, completa.
Projeto de documentação do litoral paranaense e como apoiar
De acordo com o mergulhador, ele conta com um projeto que pretende realizar uma ampla documentação em vídeo e fotos do litoral do Paraná. “Busco parceiros com perfil sustentável que possam ajudar financeiramente a custear parte desse sonho, que infelizmente sozinho é impossível de fazer pois exige muita dedicação e preparo. Em troca dou todos os créditos e o material pode ser usado para educação ambiental na área portuária e escolas”, finaliza Ronaldo Damasceno.
Confira fotos e vídeos que divulgam as belezas naturais do litoral do Paraná feitos por Ronaldo Damasceno: