Os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná são os principais destinos de turistas durante a temporada de verão e principalmente no Ano Novo, por concentrarem a maioria das praias da região. Segundo estimativa repassada pelas autoridades, nos três municípios são esperadas cerca de dois milhões de pessoas no litoral durante o período de Réveillon.
Segundo a Prefeitura de Guaratuba, são aguardadas 750 mil pessoas para passarem o Ano Novo de 2019 no município. Na cidade, na virada do dia 31 de dezembro para 1.º de janeiro, acontecerá um espetáculo de fogos de artifício no Morro do Cristo, algo que já é tradicional, concentrando milhares de pessoas na orla da praia central. Shows e trios elétricos acontecerão no decorrer da noite.
A Prefeitura de Matinhos afirma que a previsão é receber cerca de 1 milhão de pessoas no município durante o Réveillon. Fogos de artifício serão lançados do Morro do Boi, onde o ponto de concentração para o avistamento será a praia de Caiobá. Trios elétricos com atrações musicais estarão presentes na cidade.
Pontal do Paraná se destaca pelas atrações descentralizadas em todo o município. A programação acontecerá nos balneários de Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul, com atrações com queima de fogos nestes locais. No ano passado, o Ano Novo trouxe cerca de 200 mil pessoas ao município, segundo estimativa da Polícia Militar do Paraná (PMPR), número que deve ser semelhante neste ano.
SEGURANÇA REFORÇADA
Um reforço na segurança foi realizado pelo Governo do Estado em todo o litoral nesta temporada de verão, com foco principal no Ano Novo, que é o período que mais atrai cidadãos para a região. Mais de 1,5 mil profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Científica estão reforçando o atendimento à população e promovem ações preventivas a crimes. “É a integração completa de todas as forças de segurança, prontas para atender com todo rigor necessário”, afirma o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis. Além disso, um helicóptero, caminhão de monitoramento de câmeras, viaturas da patrulha escolar, vans e barcos foram trazidos para reforçar a segurança nos municípios litorâneos.