Jeferson Groeger dos Santos, de 20 anos, campeão da Abertura no Uruguai 2017, jogando pelo Defensor Sporting Club, está curtindo as férias com a namorada, Micaela Coelho Garcia, da cidade de Canelones, no Uruguai, em Paranaguá, e aproveitando para rever os familiares e amigos.
Dos Santos, como é conhecido, é um “delantero” como dizem os uruguaios, um centroavante de ofício, que começou a jogar bola aos 7 anos de idade. “Meu pai me levou ao Sesc de Paranaguá, foi quando comecei, desde pequeno gostando muito da bola e, no entanto, com 7 anos era uma brincadeira, até que, com 11 anos, comecei realmente a ver que isso como poderia ser uma profissão para mim. Passei a dedicar toda a minha vida nisso e continuei jogando no Sesc. Depois foi para o Seleto, passei pelo Monte Sião, e tudo isso até então era no futsal”, relembra o camisa 9, destacando que passou jogar no campo pelo Seleto. “Meu pai me colocou no campo para jogar pelo Seleto, que disputava campeonatos regionais e do Estado, até um empresário me ver e tive uma passagem pelo Catar, com uma experiência maravilhosa, um País maravilhoso. Depois que voltei do Catar, fui para Porto Alegre onde fiquei no Internacional por 2 anos e ganhei títulos também como o Gaúcho. Defendi o Andraus no Campeonato Paranaense Sub-23 e a terceirinha do paranaense. Foi aí que o pessoal do Defensor do Uruguai me viu, gostou e me levou para defender o clube. Iniciei nas categorias inferiores, por exemplo, no Juvenil joguei por um ano e subi para o profissional. Este ano fiz a pré-temporada no profissional e fiquei no profissional, onde fomos campeões da Abertura, que é a primeira parte do campeonato”, enfatiza o atleta.
Dos Santos destaca que foi uma conquista em sua carreira, pois tinha como meta fazer a pré-temporada profissional e sua estreia. “Foi algo surpreendente, eu queria isso, e consegui, graças a Deus. E foi importante porque foi um ano extraordinário para o clube, não conseguimos ser campeões uruguaios, mas fomos campeões da Abertura que é a primeira parte do campeonato, o que fazia muito tempo que o clube não conseguia, com isso e agora vamos disputar a Libertadores no ano que vem. Conseguimos classificar e são só dois times que classificam diretamente para Libertadores e conseguimos junto com o Peñarol, que é o maior clube do País. Faço avaliação muito boa, primeiro pela experiência que estou levando deste ano, de ter estreado em um grupo fantástico do Defensor e de ter conseguido nos classificar para a Libertadores que era um dos objetivos do grupo. Creio que só ganhamos neste ano e não perdemos nada”, enfatiza.
Quanto às expectativas para 2018, o camisa 9 diz ser as melhores possíveis. “A expectativa é jogar a Libertadores, pois nunca joguei em um campeonato internacional de porte como a Libertadores. Queremos fazer um bom campeonato na Libertadores e não deixar o campeonato uruguaio de lado, mas fazer uma boa temporada para que a diretoria fique contente e a comissão técnica esteja satisfeita”, destaca o atleta, que vai aproveitar as férias para descansar e desfrutar a companhia da família. “Quero mostrar para a minha namorada a cidade, os pontos turísticos e eu gosto do calor, senti falta deste calor de Paranaguá. Vou também visitar minha irmã que mora em Santa Catarina, passar um tempo com ela e as festas de fim de ano junto com a minha família, bem como rever os amigos”, finaliza Jeferson dos Santos, que retorna ao Uruguai no dia 3 de janeiro para o início da pré-temporada.
Jeferson dos Santos disputará a Copa Libertadores pelo Defensor do Uruguai