Na manhã de terça-feira, 18, o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, recebeu o Projeto Boa Visão, uma iniciativa do Rotary Club de Paranaguá Rocio em parceria com a Clínica Pró-Visão e óticas da cidade.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
O projeto, que já soma mais de 30 anos de atuação, tem como foco a melhoria da qualidade de vida e do desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade, por meio da doação de óculos de grau. Durante a solenidade, 30 estudantes da instituição receberam gratuitamente seus óculos, após passarem por exames oftalmológicos oferecidos pela Clínica Pró-Visão.

A presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio, Débora Cristina Formiga de Araújo, destacou que o Boa Visão é um dos projetos mais tradicionais da instituição. “Nosso clube tem 55 anos e esse é um projeto carro-chefe, aplicado em escolas ao longo de várias gestões. A meta é realizar ao menos um projeto por ano, mas, com a graça de Deus, este é o segundo de 2025”, afirmou.

Segundo ela, o clube já levou o projeto a diversas instituições de ensino de Paranaguá. Débora também reforçou a importância das parcerias. A Clínica Pró-Visão é o principal apoio técnico do projeto, garantindo exames e acompanhamento oftalmológico às crianças. Além disso, óticas como Joia, Max Visão, Aurora e Santa Luzia participaram, novamente, da ação, que confeccionam os óculos gratuitamente.
A gestora da Clínica Pró-Visão, Juliana Yamada, celebrou a oportunidade de participar novamente da iniciativa. “Ficamos muito felizes em contribuir. Os profissionais da clínica, as óticas e o Rotary fazem tudo isso ser possível. Este ano atendemos alunos um pouco mais velhos, e percebemos o quanto o uso excessivo de telas têm afetado a visão deles”, explicou.
Triagem e apoio de fornecedoras de lentes

Ao todo, 50 alunos passaram pela triagem de acuidade visual na escola, e 30 estudantes receberam gratuitamente os óculos, selecionados por apresentarem maior necessidade. Juliana também ressaltou o apoio de empresas fornecedoras de lentes, que viabilizam a entrega completa dos óculos.

Para o diretor do colégio, Everton Vieira Borges, a ação foi essencial para a comunidade escolar. “É um projeto importantíssimo. Muitos estudantes não sabiam que tinham dificuldade visual. O Rotary e a Clínica Pró-Visão realizaram os testes aqui mesmo na escola, atendendo mais de 300 alunos do Ensino Fundamental II. Os casos mais urgentes foram encaminhados para avaliação na clínica”, disse.

Everton destacou ainda a transformação que os óculos representam. “A alegria deles ao receber os óculos é evidente. Muitos agora vão conseguir acompanhar melhor as aulas, realizar atividades com mais qualidade e até descobrir um novo prazer pelos estudos. É algo que muda vidas”, contou o diretor.
Projeto Boa Visão
Segundo o Rotary, o projeto Boa Visão tem como objetivo oferecer exames oftalmológicos e doação de óculos para alunos matriculados na Rede de Ensino de Paranaguá. A primeira etapa é a realização do teste de acuidade visual com crianças e adolescentes de uma escola determinada previamente. A maioria dos alunos matriculados participam.
Na segunda etapa, os alunos fazem exames clínicos oftalmológicos com profissionais de uma clínica parceira do Rotary, que neste ano é a Pró-Visão – Instituto de Olhos do Litoral do Paraná. Após os exames, os receituários são encaminhados para as óticas, que confeccionam os óculos, armação e lentes, de forma gratuita. A proposta atende crianças e adolescentes carentes em Paranaguá.





