Ação Social

Organizado pela Cotriguaçu, “Dia C” foca a solidariedade e cooperativismo em Paranaguá

Ações foram realizadas em parceria com a Atexp, Sisprime e Fundação Cargill

vtd1aok

No último sábado, 6, a Cotriguaçu realizou o “Dia C”, que é uma data destinada à cooperação na sociedade, com um programa com diversas ações socioambientais realizadas nas cooperativas brasileiras. Neste ano, a Cotriguaçu realizou diversas ações em Paranaguá junto à Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp), Sisprime e Fundação Cargill, iniciativa que teve o tema “Atitudes simples movem o mundo” e focou em 2024 ações voluntárias em instituições sociais de Paranaguá, bem como doações de sangue, de rações para animais em situação de abandono que foram acolhidos, assim como adequações de espaços em unidades educacionais, de acolhimento e no Asilo São Vicente de Paulo

Segundo o gerente do Terminal Portuário da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara Farah Coelho, o Dia C em 2024 foi positivo e surpreendente, ressaltando que a iniciativa é realizada no litoral há cinco anos, sendo ele um dos coordenadores. “Recebemos essa incumbência da nossa sede, nossa matriz em Cascavel, de propagar o espírito cooperativista através do Dia C, o dia de cooperar, na nossa região, e têm sido um imenso prazer, ano após ano, conseguir notar que a comunidade, a sociedade, Paranaguá, em geral, está entendendo exatamente do que se trata o cooperativismo, a força do cooperativismo, através do Dia C. Este ano, nós pudemos contar alegremente com a parceria do Cisprime, que é uma cooperativa de crédito, também da Associação dos Terminais de Corredor de Exportação e da Fundação Cargill da empresa Cargill”, destaca.

“Juntos nós fizemos seis ações, foram todas elas muito importantes, maravilhosas e todas elas a gente conseguiu não somente doar os produtos, as coisas que cada entidade precisava para a sua sobrevivência, para sua melhoria, mas também o que ficou muito ressaltado nessa edição do 2024 foi a força da comissão coordenada pela Cotriguaçu, algo que ficou em evidência e destaque e também a força do cooperar, onde todas as ações foram feitas em campo, não somente com doações, mas com envolvimento, todo mundo cooperando, todo mundo junto, todo mundo entendendo que o afeto, as relações humanas é o que realmente faz a diferença, principalmente para as pessoas que mais precisam. Essa edição 2024 celebrou muito essa essa modalidade nessa forma de entender que somente cooperando é que nós fazemos uma sociedade melhor e mais justa”, afirma Rodrigo Coelho.

6pcqlxgs
Ações como revitalização de horta no Asilo São Vicente, doação de sangue, doação de ração, entre outras, foram realizadas / Foto: Divulgação/Cotriguaçu

Ações executadas

Segundo a Cotriguaçu, o Dia C teve uma série de atividades durante toda a semana passada, com foco na responsabilidade social, com práticas e princípios cooperativas por meio de ações voluntárias, trabalhando em seis frentes. Entre elas constaram a Horticultura  com revitalização da horta do Asilo São Vicente de Paulo, uma campanha PET com doação de ração para cães e gatos da instituição Focinhos Carentes, doação de sangue no Junho Vermelho, adequação de uma sala pedagógica com brinquedoteca na Unidade de Acolhimento Institucional Lar Aníbal Roque, campanha “Quem ama cuida” com doação de produtos de higiene no Asilo São Vicente de Paulo, assim como instalação de novo laboratório de informática na escola Cavani por meio da Cotriguaçu e Centro Sul, com doação de 10 computadores pela Cotriguaçu e doação de ilhas e mesas para o espaço pela Centro Sul.

7fviarau
Brinquedoteca foi instalada na Unidade de Acolhimento Institucional Lar Aníbal Roque / Foto: Divulgação/Cotriguaçu

Mais sobre o Dia C

“O dia de Cooperar, ou como é mais conhecido – Dia C, é o programa que une, celebra e dá visibilidade ás ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas durante todo o ano”, ressalta a assessoria. “Para nós da Cotriguaçu é um prazer liderar, coordenar esse projeto aqui no litoral. Faz cinco anos que aceitamos o desafio. Então, ano após ano temos notado que as empresas parceiras estão entendendo do que se trata, estão aderindo e se trata de duas coisas muito importantes. A primeira é a doação, e a segunda que estamos enfatizando muito esse ano é a questão de as pessoas compreenderem o quanto é importante somar esforços para atingir um objetivo maior”, finaliza a Cotriguaçu.

Confira fotos do Dia C da Cotriguaçu:

Você também poderá gostar

Organizado pela Cotriguaçu, “Dia C” foca a solidariedade e cooperativismo em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Organizado pela Cotriguaçu, “Dia C” foca a solidariedade e cooperativismo em Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.