conecte-se conosco

Ação Social

Lar Perseverança promove evento de conscientização e combate à violência contra idosos

Na abertura do evento foi composta uma mesa de trabalho formada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, representando a Semedi, Gisele Felipe Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Paranaguá, Ariosmar Jorge, e a diretora técnica do Lar dos Idosos Perseverança, Manoela Velomim

Publicado

em

O Lar dos Idosos Perseverança de Paranaguá realizou na tarde de quarta-feira, 15, no Teatro Rachel Costa, uma palestra para marcar o Dia Mundial de Conscientização e combate à violência contra idosos, celebrado nesta data, bem como o lançamento da Cartilha “A Velha Infância, as aventuras no Lar Perseverança”, para crianças da rede municipal de ensino de Paranaguá.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, internos do Lar, convidados, e crianças da rede municipal de ensino, e faz parte da semana de conscientização, sendo que as atividades acontecerão até o dia 17 de junho, com o tema “Marcas, só as do tempo”.

Na abertura do evento foi composta uma mesa de trabalho formada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Leal Loiola Falanga, representando a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Gisele Felipe Ribeiro, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Paranaguá, Ariosmar Jorge, e a diretora técnica do Lar dos Idosos Perseverança, Manoela Velomim.

Secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, e a diretora técnica
do Lar dos Idosos Perseverança, Manoela Velomim

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, falou da iniciativa do Lar de Idosos Perseverança. “O Lar de Idosos Perseverança tem feito um trabalho excelente, tanto enfrentamento a violência contra idoso, quanto nesse trabalho de divulgação nessa parceria importante com a Secretaria de Educação de aproximar as crianças da rede municipal com essa cartilha que o lançamento está acontecendo hoje, e entender a importância do respeito ao idoso. É fundamental esse trabalho que estão fazendo de divulgar, e faz parte também dessa conscientização, trazer a importância do cuidado ao idoso para a sociedade e a Assistência Social apoia cem por cento essa iniciativa”, destaca Ana Paula.

Assessora dos programas federais na Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, Gisele Felipe Ribeiro, esteve representando a Secretária Tenile Xavier no evento. “O projeto da infância foi pensado neste encontro de gerações, as crianças junto com os idosos.  Nós começamos lá em 2020, levamos a primeira escola para visitar e logo em seguida veio a pandemia, e infelizmente nós tivemos que cessar essas visitas ao lar.  Mas, mesmo durante a pandemia, nós mantivemos o projeto com cartas e vídeos e foi uma alegria tanto para as crianças como para os idosos. Durante todo o projeto, mesmo de forma online nós recebemos devolutivas dos idosos também e as crianças ficaram muito felizes de saber que eles realmente estavam lendo, vendo e ouvindo o que eles estavam produzindo. Foi muito gratificante”, enfatiza Gisele.

Violência contra idosos

Combate e conscientização à violência contra idosos

Assistente Social do Lar de Idosos Perseverança, Verônica Amorim, fala da importância de se promover as ações de combate à violência idoso. “Apesar de ser um assunto delicado, estamos felizes em estar aqui hoje e pode fazer o lançamento da cartilha. É o resultado do trabalho de uma equipe toda, hoje o lar possui uma equipe de 50 funcionários, e nada é feito sozinho, a gente tem uma equipe por trás disso. Trabalhamos em prol de 68 idosos, e nós preparamos uma semana toda com atividades de dentro e fora do lar. Ainda estamos em um momento de pandemia, os idosos ficaram 2 anos sem contato com ninguém, só através de vídeo chamada, e hoje poder trazer alguns aqui para participar dos eventos programados faz com eles sentam-se importantes e não são esquecidos”, destaca Verônica.

O pequeno Luca Batista, 8 anos, inspirou um dos personagens da cartilha, e conta que sempre visitou o asilo em função da profissão de sua mãe. “Antes da pandemia, a minha mãe que é fisioterapeuta e trabalha no lar, eu sempre estava lá. Quando veio a pandemia não pude mais entrar, só podia entrar os familiares.  Então é muito legal poder ver esta cartilha que vai poder ajudar outras crianças entendem isso”, enfatiza Luca.

A ilustradora da cartilha, Caroline Iatsunik Ferreira, falou do processo de criação. “Sou ilustradora e fui convidada para esse projeto incrível e desde as primeiras reuniões fiquei encantada, porque é muito história envolvida. Foram cinco personagens e eles me deram total liberdade para poder criar e foi incrível. Foram umas três reuniões com a equipe e eles me contaram toda a história, e a partir de fotos e tudo mais, consegui montar cada personagem, além disso colocamos dentro o Estatuto do Idoso junto que era o mais importante na história. Foi incrível, um artista local, aqui da cidade poder contar essas histórias”, disse Caroline.

O psicólogo do Lar de Idosos Perseverança, Douglas Friedrich, fala dos trabalhos realizados na instituição. “Nós realizamos trabalhos de atendimento individual e também em grupos de conscientização, grupos que trabalham as emoções com eles, que trabalha toda essa questão   mental e habilidades sociais e partes que o tempo, a família ou o convívio acabou deixando de ser realizado”, destaca Douglas.

O coordenador Administrativo do Lar de Idosos Perseverança, Luis Gustavo Afonso Alves, celebrou o lançamento da cartilha. “Estamos há alguns meses trabalhando neste projeto para o lançamento da cartilha ilustrativa para crianças, que é adaptada e trazendo alguns itens do Estatuto do Idoso de uma forma mais lúdica para crianças, para que a gente possa trabalhar essa questão da pessoa idosa desde o início. Nós já tínhamos um projeto com a secretaria de Educação e então desenvolvemos esse trabalho de construção da cartilha”, destacou Luiz Gustavo.

Dentro da programação também está a distribuição das cartilhas e fitas alusivas ao Junho Violeta para as empresas parceiras, meio de comunicação e população em geral.

Vale ressaltar que todas as denúncias devem ser realizadas junto aos órgãos competentes, o Lar atua com o acolhimento dos idosos que são encaminhados através destes órgãos.

Mensagens chamou a atenção dos presentes

Programação: 

16/06 – Visita ao Aquário Marinho

A visita acontecerá às 14h.

17/06 – Matinê no Lar (Evento Interno)

Matinê de música ao vivo com o cantor Aroldo Amer, juntamente com o café da tarde às 15h30.

Em alta

plugins premium WordPress