conecte-se conosco

Ação Social

Grão-Mestre do GOB-PR visita o Lar dos Idosos Perseverança

Luís Mário Luchetta conheceu detalhadamente trabalhos sociais desenvolvidos pela Loja Maçônica Perseverança em Paranaguá

Publicado

em

Foto: Divulgação/Loja Maçônica Perseverança

Na manhã do sábado, 7, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Luís Mário Luchetta, visitou o Lar dos Idosos Perseverança, entidade mantida pela Loja Maçônica Perseverança N.º 159 de Paranaguá, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao GOB-PR. Ele foi recebido pelo presidente da instituição e Venerável Mestre da Loja, Jean Cristiano Correa, bem como a diversos membros da Maçonaria de Paranaguá, familiares e colaboradores do Lar dos Idosos. Na oportunidade, Luchetta acompanhou apresentação dos trabalhos sociais feitos pela Perseverança no município, como o Centro de Ensino Infantil Perseverança, o projeto “Perseverando na Educação”, que oferece bolsas de estudo do ensino médio e superior no Instituto Superior do Litoral (Isulpar) para alunos do ensino público de Alexandra e o Clube da Fraternidade.

Segundo o Grão-Mestre, Luís Luchetta, a vinda a Paranaguá faz parte de uma das diretrizes do GOB-PR de aproximar as famílias maçônicas em todo o Paraná, com presença de esposas e filhos dos membros da Loja Perseverança e outras Lojas do litoral. “O objetivo foi trazer informações do que o GOB-PR está fazendo para contribuir com todo o nosso ecossistema”, explica. “A Perseverança é precursora da Maçonaria no Paraná e do GOB no Estado. Então é uma escola para todos nós, com o envolvimento de todos os Irmãos da Perseverança em trabalhos sociais. É um exemplo que muitas Lojas seguem ou podem seguir como um norte a ser copiado, uma coisa para ser vivenciada em suas cidades”, detalha Luchetta.

“Ficamos muito felizes com o que encontramos, principalmente com o brilho no olho e a vontade de fazer que todos estão aqui demonstraram. São 158 anos que estão fazendo e está todo mundo com vontade. Há mais projetos planejados do que projetos executados, isso mostra a garra do povo de Paranaguá. Sempre repito que a gente não vem para a Maçonaria para fazer beneficência, a gente vem para melhorar, mas no melhorar ficamos sensíveis ao bem e sendo sensíveis ao bem a gente corre para socorrer injustiças, carências , e a Loja Perseverança faz um trabalho fundamental e exemplar nisso”, informa Luchetta, destacando a presença de lideranças da Fraternidade Feminina Estadual e do GOB-PR na vinda a Paranaguá.

A Perseverança é precursora da Maçonaria no Paraná e do GOB no Estado. Então é uma escola para todos nós, com o envolvimento de todos os Irmãos da Perseverança em trabalhos sociais”, afirma o Grão-Mestre do GOB-PR, Luís Mário Luchetta (Foto: Divulgação/Loja Maçônica Perseverança)

Lar atende 68 idosos atualmente

O presidente do Lar dos Idosos Perseverança e Venerável Mestre da Loja Perseverança, Jean Correa, detalhou principalmente o trabalho feito no Lar e na creche. O Lar dos Idosos conta atualmente com 68 acolhidos, tendo sido fundado em 14 de março de 1940, já atendendo mais de 20 mil idosos desde o início da sua história. A instituição conta com 53 colaboradores, oferecendo 408 refeições ao dia e 12.240 mensalmente. Atualmente a Loja trabalha para obter novas benfeitorias necessárias no local, a principal delas é a revitalização dos banheiros, tendo também a necessidade de reforma da praça e uma sala de fisioterapia. 

“O Grão-Mestre é a autoridade maior da nossa potência maçônica, que é o GOB-PR, e claro, já conhecia os trabalhos feitos pela Loja Perseverança, mas que hoje conheceu esta atuação com números mais detalhados no atendimento que nós fazemos no Lar dos Idosos Perseverança, na creche Perseverança e no projeto Perseverando na Educação. Além das ações sociais pontuais que cada Irmão da Perseverança faz sem divulgação, sem ser um projeto específico. Nós ficamos muito agradecidos pelo nosso eminente Grão-Mestre Luís Mário Luchetta ter vindo com a sua comitiva, com sua esposa, isso nos engrandece e fortalece pois faz com que venha apoio do GOB-PR aos projetos sociais da Loja Perseverança, acho que o mais importante é isso”, afirma Jean Cristiano Correa. 

Jean Cristiano Correa, Venerável Mestre da Loja Perseverança, agradeceu vinda do Grão-Mestre e apresentou detalhadamente atuação junto ao Lar, Creche Perseverança e projeto Perseverando na Educação (Foto: Divulgação/Loja Maçônica Perseverança)

Creche e projeto Perseverando na Educação

A Creche Perseverança atualmente atende 89 crianças em Paranaguá, contando com 27 funcionários, disponibilizando 1870 refeições por semana e 7120 por mês. Atualmente, a instituição pretende realizar melhorias para instalação de câmeras de monitoramento nas salas, reforma do parque de diversões, parceria junto ao município para contratação e pagamento de estagiários, bem como comemoração dos 50 anos da creche, algo que ocorrerá neste ano. 

Além disso, a Loja Perseverança mantém desde 2016 o projeto “Perseverando na Educação” que disponibilizou bolsas de estudo para quatro alunos da Escola Municipal Tiradentes, em Alexandra, para estudarem no ensino médio e superior no Isulpar. Além da parceria com o Isulpar para o questão das mensalidades, a Loja arca com os custos de transporte, material didático, alimentação e uniforme escolar.

Estiveram no encontro a presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul/GOB-PR, Regina Conceição Hiromi Luchetta, o coordenador da 1.ª Região Maçônica (1.ª RM) do GOB-PR, Adriano Cesar Vasconcelos, o coordenador-adjunto da 1.ª RM, Márcio Rhoden, o Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB-PR, Paulo Roberto Socher, Grande Secretário de Assistência, Previdência e Beneficência, Ariel José Strapasson, membros da Loja Maçônica Perseverança e da Loja Dom Pedro II, de Guaratuba, assim como familiares e colaboradores do Lar dos Idosos e da Creche Perseverança.