conecte-se conosco

Ação Social

GOB-PR realiza projeto “Olhos do Amanhã” em Pontal do Paraná

Iniciativa já atendeu mil alunos da rede pública de ensino

Publicado

em

Foto: Divulgação/GOB-PR/1.ª Região Maçônica do Litoral do Paraná

No sábado, 27, foi realizada em Pontal do Paraná, nas escolas Ilha do saber e Anita Miró, uma ação com exames gratuitos de acuidade visual oferecidos a cerca de mil alunos da rede municipal, algo que faz parte do projeto “Olhos do Manhã”, realizado pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), em uma parceria entre a Loja Maçônica Taberna da Pirâmide, Prefeitura de Pontal do Paraná e empresa Adam Robô. Segundo o coordenador adjunto da 1.ª Região Maçônica do Litoral do Paraná, Márcio Rhoden, o objetivo é combater a cegueira infantil e garantir a saúde visual de estudantes da rede municipal e estadual de ensino. 

O exame, que é feito por meio de um aparelho de alta tecnologia, foi realizado em cerca de mil crianças do 1.º ao 5.º ano. “O projeto denominado de ‘Olhos do Amanhã’ tem por objetivo combater a cegueira infantil e melhorar a visão, principalmente das crianças do ensino público, que muitas vezes não têm a oportunidade de fazerem exames de visão. Muitas crianças crescem com dificuldade de aprendizado e esta é uma oportunidade, sem custos financeiros, para várias crianças fazerem os testes de visão”, explica Rhoden, frisando também a melhoria na qualidade de vida oferecida a esses alunos. 

“Durante novembro foram cadastradas cerca de mil crianças do ensino público municipal e estadual do município. A execução da ação só foi possível graças à adesão da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, do apoio da Associação das Mulheres Empreendedoras de Pontal do Paraná , dos jovens Demolay e dos membros da Comissão de Beneficência da Loja Maçônica Taberna da Pirâmide, Ademilson e Volni. Todo o trabalho foi coordenado com disponibilidade e empenho do secretário da Loja, Charles e sua esposa Juliane; trabalhos estes  acompanhados  do Venerável Mestre, Antônio Bortolossi da Loja Maçônica Taberna da Pirâmide 3154”, afirma o coordenador adjunto.

Apoio da sociedade e autoridades presentes

Segundo Rhoden, a participação do Poder Público, por meio da Prefeitura, bem como de funcionários e professores, bem como de entidades e sociedade civil organizada, todos de forma voluntária, foi essencial para que a ação pudesse ser realizada, garantindo o benefício a diversas crianças de Pontal do Paraná. “Estiveram presentes em Pontal do Paraná nesta ação de Acuidade visual no Projeto Olhos do Amanhã várias autoridades Maçônicas dentre elas: o Grão Mestre Adjunto, José Edson Haesbaert, o Secretário de Assistência e Beneficência, Ariel Strapassom, a ilustre  presidente da Fraternidade Feminina, Dra. Regina Luchetta e a vice-presidente, Sra. Bia Haesbaert, além de outras Fraternidades. Ainda esteve presente o prefeito de Pontal do Paraná, o prefeito Rudisney Gimenes”, completa.

“Em uma nova ação a prefeitura fará um mutirão oftalmológico para que as crianças tenham as receitas médicas e possam adquirir os seus óculos”, reforça o coordenador-adjunto do GOB-PR.”Estas ações da Maçonaria e outras podem ser consultadas através do site www.gob-pr.org.br , ou através de obreiros da Maçonaria (coordenadores da região) em suas cidades. Juntos somos mais fortes”, finaliza Márcio Rhoden.