Na tarde de quinta-feira, 19, ocorreu na Alfândega do Porto de Paranaguá, a assinatura do Termo de Entrega de Mercadorias doadas a 21 entidades beneficentes da região litorânea. O evento, que está previsto para iniciar na semana que vem, irá comercializar produtos apreendidos e doados pela Delegacia da Receita Federal de Paranaguá, sendo que o lucro da feira será revertido para as entidades assistenciais do litoral do Paraná.
O Delegado da Receita Federal de Paranaguá, Luciano do Carmo Andreoli, participou do encontro, juntamente com o Delegado Adjunto da Receita Federal, Gerson Zanetti Faucz, e destacou que as mercadorias apreendidas são frutos do trabalho de fiscalização do órgão. “São mercadorias que são frutos do trabalho da Receita Federal, principalmente no combate ao contrabando, pois muitas mercadorias entram irregularmente no País, sem pagar impostos. Então, a fiscalização da Receita Federal acaba apreendendo essa mercadoria e o trabalho, posteriormente, é dar destinação a elas, algumas vão para leilão, mas a gente sempre quando pode faz essas doações a entidades, que isso é um trabalho muito importante, já que elas precisam desses recursos. A Feira da Partilha consegue agregar tudo isso, ela reúne várias entidades com um propósito só, fazer a comercialização desses produtos apreendidos e o fruto dessa arrecadação vai ser repartido o valor entre elas”, destacou.
As doações serão destinadas a abastecer a Feira da Partilha, que iniciará na semana que vem nas dependências do Center Port, localizado na Avenida Coronel José Lobo, 635 – Paranaguá.
De acordo com uma das coordenadoras da Feira da Partilha, Lisangela Fagundes Faucz, as entidades, anteriormente, enviavam os projetos para a Receita Federal e, após serem aprovados, elas estão habilitadas a participarem da feira. “Os projetos enviados para a Receita Federal são analisados e as documentações devem estar em dia. A Receita faz essa análise e aprova as entidades que participarão da feira e serão beneficiadas”, explicou. “Essa feira está bem diversificada, tem eletrônicos, celulares, perfumes, brinquedos, muita roupa, sapatos, bolsas, pneus, entre outros produtos”, completou.
Ainda de acordo com a coordenadora do evento, a Feira da Partilha deve iniciar na semana que vem, em Paranaguá. “Devemos iniciar a feira entre quarta e quinta-feira para o público e funcionará das 14h às 19h durante a semana e das 10h às 20h no fim de semana. As formas de pagamento são em dinheiro, Pix, cartão de débito e crédito em até 3 vezes”, disse.
Os produtos serão comercializados exclusivamente para pessoas físicas. Será cobrada a entrada no valor de R$ 5 e os interessados devem levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para fazer as compras. “Após a realização da Feira da Partilha, fazemos o repasse para as entidades fazerem os projetos que foram aprovados na Receita Federal e também tem que prestar conta desse projeto realizado”, contou Lisangela.
“A gente pede para a população colaborar com as entidades de sua cidade indo fazer suas compras na Feira da Partilha. Venha prestigiar que tem muita coisa boa e você vai gostar”, convidou. “Eu quero fazer um agradecimento a Regina Daux, que é a idealizadora e coordenadora da feira, pois é uma pessoa que se doa muito pelas entidades de Paranaguá e ela nem mora mais aqui na cidade”, finalizou.