O Projeto 5C (Centro Cultural Cecília Correa Carvalho), atuante em Paranaguá há mais de sete anos, esteve no Expo Favela Innovation São Paulo 2023, evento de conexão entre favelas e empresas no Brasil e na América Latina que aconteceu entre 16 a 18 de março. A feira é organizada pela Favela Holding com parceria social da Central Única das Favelas (CUFA) e produção pela InFavela. O evento contou com a presença de diversos nomes do empreendedorismo, entretenimento, cultura e inovação, como Luciano Huck, MV Bill, Kondzilla, Rincon Sapiência, Bianca Andrade, e o Igor Coelho, o “Igor 3K”, do Flow PodCast, que inclusive recebeu em mãos o livro infantil “Como Transformar o Mundo” do idealizador e fundador, João Costa Junior.
“Há pelo menos dois meses realizamos a inscrição do 5C na ExpoFavela, a maior feira de inovação que une empreendedores da favela e do asfalto para parcerias em negócios, com o intuito de participar e conhecer novas tecnologias para aplicar em oficinas no 5C em Paranaguá. Chegando ao evento encontramos a Ariane da Badu Design, participante do The Wall no Domingão com Huck, uma amiga de longa data do 5C, a qual nos apresentou a responsável pelos stands de expositores”, explica João. Segundo ele, ao contar a história do 5C, os organizadores do evento disponibilizar um espaço para divulgação do livro “Como Transformar o Mundo” e participação de uma banca avaliadora do projeto.
Igor 3K e entrega de livro
Conforme o fundador, o evento contou com palestras de diversos temas, uma delas foi do Igor 3K, que é fundador e apresentador do Flow PodCast, algo que ocorreu no último dia da programação. “Enviamos diversas mensagens em outubro do ano passado para que o 5C participasse de uma entrevista com ele, uma vez que a visibilidade do programa é imensa, mas principalmente pela identificação do Igor com suas raízes, sua origem periférica, assim como o 5C. Durante a apresentação separamos um livro infantil com dedicatória para entregar nas mãos dele. Pedimos ao cerimonialista que entregasse o livro, porém o mesmo fez com que eu mesmo entregasse a ele no palco”, explica.
“Igor ficou mais de meia hora respondendo perguntas com nosso livro em mãos, demonstrando ele para todo o evento no telão principal. Ao final da sua fala mandou um recado para nossas crianças do 5C e de todo litoral paranaense. Não foi um encontro premeditado ou mesmo planejado no dia, pois eu nem sabia que ele estaria no evento. São nossos desejos lançados ao universo lá atrás que se conectaram na ExpoFavela como tinha que ser”, explica João.
#5CnoFlow
O registro de Igor com o livro do projeto de Paranaguá em mãos repercutiu nas redes sociais, gerando engajamento para uma campanha para que João possa participar do Flow PodCast. “O #5CnoFlow surgiu após registro nas redes sociais deste contato com o Igor, com amigos e amigas comentando que seria demais ter o 5C entrevistado no Flow, que tem histórias e trajetórias que o público do programa iria se encantar e se inspirar. Para mim é a realização de um desejo antigo, fazer como que o 5C chegue cada vez mais longe e por pessoas que sabem que é possível ‘Transformar o Mundo’ com simples atitudes e com aquilo que acredita”, completa.
“Seria muito bacana a população parnanguara nessa campanha com vários comentários e mensagens para o Flow nos entrevistar, afinal a história do 5C é a história da nossa cidade, que já chegou até a Califórnia por meio do nosso filme ‘Improváveis’, porque não até o Flow em São Paulo”, ressalta o fundador do 5C.
Como ajudar o projeto
Pessoas e empresas que querem apoiar o projeto e as campanhas realizadas em Paranaguá de forma contínua pelo 5C podem colaborar de diversas formas. “Além de curtir nossas redes sociais, compartilhar o vídeo do Igor mandando recado pra criançada é possível ajudar também nos nossos projetos 5C na Escola, Cine5C, Rádio 5C e Pá na Água e ainda das nossas campanhas em festas comemorativas, neste mês é a campanha de Páscoa, conforme matéria anterior queremos entregar 300 kits de chocolate e higiene bucal este ano, e a partir de R$5,00 já é possível Transformar Mundos”, explica. A chave PIX para ajuda é o CNPJ do projeto: 23.797.355/0001-59 .
“As redes sociais são “5C Centro Cultural” com acesso no Facebook e pelo Instagram @5c_centrocultural. Temos a campanha Madrinha e Padrinho mensal pelo link http://apoia.se/transformandomundos“, finaliza João Costa Junior.