Ação Social

Casa Mestre Eugênio possui aulas de dança de Fandango Caiçara gratuitas

Aulas ocorrem às terças e quintas, às 15h

Bandeira decorativa com o nome 'Mestre Evênio', adornada com elementos musicais, colorida e brilhante, representando a cultura vibrante e a arte da música. Casa Mestre Eugênio possui aulas de dança de Fandango Caiçara gratuitas

O fandango caiçara é uma característica cultural que junta música, dança, poesia e muita festa (© Foto: Folha do Litoral News)

O Fandango Caiçara é um estilo de música e dança próprios das comunidades caiçaras presentes no litoral do Paraná e em outros litorais do país. Esta é uma característica cultural, que junta música, dança, poesia e muita festa e é para resgatar ainda mais os elementos dessa cultura que marca tanto o litoral que a Casa Mestre Eugênio oferta aulas de fandango gratuitas.

“As aulas ocorrem todas as terças e quintas a partir das 17h30 e são gratuitas para toda a população”, destacou Felipe Orlandino.

Felipe Orlandino, bisneto do Mestre Eugênio, hoje é o responsável pelas atividades na casa fandangueira, pois sentiu a necessidade de dar continuidade aos trabalhos de seu bisavô, mantendo sua memória viva no coração do fandango.

“Meu bisavô sempre foi muito envolvido com o fandango e com o esporte, eu já não sou muito especialista no esporte, mas no fandango busco sempre estar presente e cada vez mais me inteirar para fazer essa memória viva”, enfatizou Felipe.

Para os interessados em participar das aulas de fandango caiçara gratuitas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98512-1360.

O grupo Mestre Eugênio reativou suas atividades no ano de 2017 e há três anos voltou com as aulas gratuitas de fandango, com o apoio da casa Mandicuera de fandango. Tudo é fruto de um trabalho conjunto, de apoio entre as casas de fandango caiçara.

“O meu bisavô ensinou muitas pessoas a dançarem fandango, inclusive o mestre Aorelio aprendeu com ele. Tudo o que fazemos, é para deixar sempre viva essa nossa cultura que é tão importante, além disso, sou grato pelo mestre Aorelio, que me ensinou a tocar e a dança”, enfatizou o responsável pela casa Mestre Eugênio, Felipe Orlandino.

casa mestre eugenio.JPG 1
“O meu bisavô ensinou muitas pessoas a dançarem fandango, inclusive o mestre Aorelio aprendeu com ele. Tudo o que fazemos, é para deixar sempre viva essa nossa cultura”, destacou Felipe Orlandino, responsável pela Casa Mestre Eugênio (© Foto: Folha do Litoral News)

Além das aulas gratuitas, também são realizados projetos sociais para difundir ainda mais o fandango. O primeiro está relacionado às melhorias que precisam ser realizadas na casa e logo iniciará o projeto “Descentralizando o Fandango”, onde levará a cultura fandangueira para diversos bairros da cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná.

Fandango Caiçara

As raízes culturais do Fandango Caiçara iniciaram a partir da colonização brasileira e se moldou ao longo dos séculos, além disso, misturou-se além dos costumes dos colonizadores e dos povos originários, também tem sua vertente ligada aos povos africanos, realizando uma rica fusão de ritmos, danças e tradições.

No Brasil, esse estilo musical se consagrou culturalmente entre as comunidades pesqueiras no litoral paranaense, em outros estados do sul do país e também em São Paulo. As comunidades então se reuniam para celebrar a pesca, cantar e dançar.

O Grupo Mestre Eugênio

A Casa Mestre Eugênio foi fundada em meados da década de 1990 pelo bisavô de Felipe Orlandino, um mestre muito habilidoso e conhecido no meio fandangueiro, o mestre Eugênio. Suas atividades aconteciam no “Grupo do 7” e com o passar do tempo, o mestre também foi o responsável por fundar o time de futebol da Ilha dos Valadares, o time 7 de Setembro. 

Com a fundação da Casa Mestre Eugênio, as atividades foram separadas, o “Grupo do 7” e ficou responsável pelo time de futebol, enquanto a casa é a responsável pelas aulas de fandango e projetos culturais.

Você também poderá gostar

Casa Mestre Eugênio possui aulas de dança de Fandango Caiçara gratuitas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Casa Mestre Eugênio possui aulas de dança de Fandango Caiçara gratuitasAvatar de Maria Heiffer

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como coprodutora (MEI).