Ação Social

Campanha “Natal Solidário” da ACM Paranaguá busca padrinhos e donativos para realizar festa para mais de 300 crianças

Iniciativa ocorrerá no dia 20 e 22 de dezembro, na Vila Santa Maria e Rio da Vaca

A programação natalina será realizada para cerca de 380 crianças da Vila Santa Maria e do Rio da Vaca, ambas regiões consideradas carentes e de extrema vulnerabilidade social do município (Foto: Divulgação/ACM)

A programação natalina será realizada para cerca de 380 crianças da Vila Santa Maria e do Rio da Vaca, ambas regiões consideradas carentes e de extrema vulnerabilidade social do município (Foto: Divulgação/ACM)

O Natal, a época mais festiva e solidária do ano, está chegando. Por conta disso, a Associação Casa Missionária (ACM) de Paranaguá deu início à campanha “Natal Solidário”, iniciativa realizada pela organização sem fins lucrativos que ocorre há pelo menos 14 anos na cidade. A programação natalina será realizada para cerca de 380 crianças da Vila Santa Maria e do Rio da Vaca, ambas regiões consideradas carentes e de extrema vulnerabilidade social do município.

O Natal Solidário ocorrerá em duas datas: no dia 20 de dezembro, no Rio da Vaca, e no dia 22 de dezembro, na Vila Santa Maria. Mas, para que isso seja possível, a ACM precisa da colaboração da população com doações de doces, brinquedos, refrigerantes, copos descartáveis, alimentos, enfim, todo tipo de produto que possa ser utilizado na realização da festa. Voluntários também podem se candidatar para ajudar no dia do evento. 

Apadrinhamento das crianças

Anualmente, a Festa de Natal da ACM conta muito com o apoio de padrinhos que desejam contribuir de alguma forma com as crianças. O projeto funciona por meio da postagem das fotos das crianças nas redes sociais da instituição, acompanhadas do pedido de cada uma, que pode ser roupa, calçado ou brinquedo. O presente também pode ser escolhido livremente pelo doador. A pessoa (padrinho) que deseja atender ao pedido de alguma criança basta comentar abaixo da publicação.

De acordo com a presidente da ACM, Mônica Monteiro, também é possível se candidatar por meio do WhatsApp da instituição: (41) 99928-5586, seja para apadrinhar uma criança, ajudar presencialmente, contribuir financeiramente ou doar algum ingrediente para a festa.

“Na maioria das vezes, as crianças não pedem brinquedo. Elas pedem um chinelo, um calçado, uma blusa, uma camiseta, uma bermuda. Então, a gente vê a grande necessidade das nossas crianças, que elas não se prendem ao detalhe do brinquedo, por ser o Natal, elas focam o detalhe de ter algo novo para usar, porque a maioria utiliza roupa doada, calçado doado, roupa doada o ano todo. Então, no Natal, ela quer uma roupinha nova, pelo menos para passar o dia de Natal ou a noite de Natal”, destaca.

“A maioria das crianças sequer vai ter o que comer no dia ou na ceia de Natal. Então, o que podemos fazer para minimizar um pouco essa carência? Uma festa para todos eles”, frisa a presidente da ACM, Mônica Monteiro (Foto: Divulgação/ACM)
“A maioria das crianças sequer vai ter o que comer no dia ou na ceia de Natal. Então, o que podemos fazer para minimizar um pouco essa carência? Uma festa para todos eles”, frisa a presidente da ACM, Mônica Monteiro (Foto: Divulgação/ACM)

Mobilização da comunidade

Mônica destaca a importância da mobilização e a contribuição da comunidade com a causa. “É muito importante que haja a mobilização, porque quando nos mobilizamos conseguimos a doação de frango, de alimentação e realizar também a ceia natalina que distribuímos na véspera de Natal para as famílias que procuram a gente e falam que não vão ter nem o que comer no dia festivo”, afirmou.

“A maioria das crianças sequer vai ter o que comer no dia ou na ceia de Natal. Então, o que podemos fazer para minimizar um pouco essa carência? Uma festa para todos eles”, frisa Mônica.

Fotos: Divulgação/ACM

Sobre a ACM

A Associação Casa Missionária (ACM) de Paranaguá é organização sem fins lucrativos que realiza projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social das regiões carentes e periféricas de Paranaguá com atividades educativas, esportivas e culturais, iniciativa que atende mais de 300 crianças.

Doações

A ACM prossegue atuando continuamente em Paranaguá e doações podem ser realizadas por cidadãos e empresas de forma contínua. Isso pode ser feito por meio da chave pix: CNPJ – 20976059000127 – Casa Missionária – Banco do Brasil. Mais informações sobre a ACM e o apadrinhamento referente ao Natal Solidário, podem ser acessadas pelo número de WhatsApp (41) 9992 85586 ou pelo Instagram (@acmparanagua) e Facebook (Acm Paranaguá). 


Campanha “Natal Solidário” da ACM Paranaguá busca padrinhos e donativos para realizar festa para mais de 300 criançasAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Você também poderá gostar